Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 25 MAI 2018 - 14H56

Iniciativas do Santuário no cuidado com a Casa Comum

O Santuário de Aparecida além de cuidar da saúde espiritual das pessoas, também se preocupa em cuidar da Casa Comum, a fim de promover um desenvolvimento sustentável e consciente que garanta qualidade de vida a todos os cristãos.

Com esse compromisso, o Santuário de Aparecida firmou em 2016, uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica com o objetivo de realizar o reflorestamento de uma área de 248 hectares, o equivalente a 250 campos de futebol.

Thiago Leon
Thiago Leon
Parceria com a SOS Mata Atlântica promove o reflorestamento de 248 hectares.

Segundo o administrador do Santuário, padre Daniel Antônio a preocupação com o meio ambiente não é só com no Brasil, mas de ordem mundial para assegurar o bem estar do planeta e da preservação do meio ambiente, citando também a motivação que vem do papa Francisco a partir da encíclica “Laudato si”.

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. (Nº 13)” PAPA FRANCISCO NA CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI

A parceira Santuário Nacional e SOS Mata Atlântica vai possibilitar o plantio de 621 mudas de árvores nativas. Estima-se que essa recuperação aconteça até 2020, caracterizando o maior plantio do Vale do Paraíba.

O gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda explica que essa iniciativa vai aumentar a infiltração do solo, proteger as nascentes e criar um ambiente propício para a fauna e a flora. “Nós não estamos fazendo o plantio por ter que pagar por algum erro do Santuário e sim porque o Santuário enxergou a necessidade de fazer essa ação e aumentar a infiltração de água no solo, por isso foi buscar essa parceria”.

Leia Mais Santuário Nacional investe em ações voltadas para o meio ambienteSemana do Meio Ambiente apresenta as ações sustentáveis do Santuário de AparecidaSantuário Nacional de Aparecida | Cuidando das Áreas Verdes e do Meio AmbienteDia do Meio Ambiente: Cuidando da casa comumSantuário Nacional realiza sua primeira Semana do Meio AmbienteAs mudas serão plantadas nas áreas próximas à Basílica e na Fazenda Sobradinho em Taubaté (SP), onde se está localizada a nascente de água do Santuário Nacional.

Padre Daniel afirma que a Casa da Mãe Aparecida está comprometida com a responsabilidade social, planetária e com aqueles que são devotos e passam pela Basílica para fazer a sua experiência de fé.

“O Santuário Nacional adota uma área de preservação ambiental, cuida e faz a gestão, para preparar um ambiente melhor para a cidade de Aparecida e seus peregrinos. É também uma preocupação com as novas gerações, onde plantamos agora para colher bons frutos no futuro”, afirmou.

Thiago Leon
Thiago Leon
Colaboradores do Santuário participam de plantio de muda em área próxima à Basílica.

Outras ações do Santuário

Dentre as ações de sustentabilidade constam ainda o tratamento de caixas de gordura e coleta de óleo usado em parceria com os restaurantes do Centro de Apoio ao Romeiro, transplante de árvores adultas relocando em áreas mais adequadas, a implantação do muro verde em cinco quilômetros de extensão no entorno do Santuário e o descarte correto de alguns materiais recicláveis, como lâmpadas, considerando que por ano o Santuário descarta em torno de sete mil lâmpadas.

Leia MaisProjeto do Santuário promove a consciência ecológica das criançasAlém disso, para o descarte correto dos uniformes dos colaboradores do Santuário foi feita uma parceria com Fazenda Esperança de Guaratinguetá (Comunidade terapêuticas que acolhe pessoas que buscam sair da dependência das drogas e do álcool). As roupas são doadas para a Fazenda que prepara as peças e em seguida, as transforma em forro para almofadas, revertendo à arrecadação da venda desses produtos para a Fazenda.

Outra iniciativa é a atenção com a impressão da Revista de Aparecida, Revista Jovens de Maria e Revista Devotos Mirins, em papel certificado, provenientes de florestas plantadas e sustentáveis.



Fonte: Campanha dos Devotos / Polyana Gonzaga

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...