Notícias

Procissão Memória resgata a história e a importância de Nossa Senhora Aparecida

Escrito por Marília Ribeiro

08 OUT 2018 - 12H00 (Atualizada em 07 OUT 2023 - 19H34)

As celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida reúnem muitos devotos durante os dias da novena e Festa da Padroeira no Santuário Nacional.

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos de Aparecida e pelos romeiros dos diversos estados brasileiros é o dia 11 de outubro, quando acontece a Procissão Memória

Thiago Leon
Thiago Leon


A Procissão parte do
Santuário Nacional, iluminada pelas luzes das velas dos devotos, com destino ao Porto Itaguaçu, local onde aconteceu a pesca milagrosa do encontro da imagem de Nossa Senhora (Saiba mais). 

Procissão em 2023

A Procissão, que precisou ser suspensa no período da pandemia de Covid-19, retornou em 2022 e neste ano partirá do Santuário Nacional para a Capela São Geraldo, local que em 1732 foi construído um pequeno oratório na beira da estrada, onde os devotos rezavam terços e ladainhas a Nossa Senhora Aparecida.

A Procissão Memória acontece logo após a Novena Solene, no dia 11, às 20h30. Veja o trajeto:

:: Acompanhe a programação da Novena e Festa da Padroeira

 

Procissão celebra o nascimento de Nossa Senhora sob o título Aparecida

O missionário redentorista padre Domingos Sávio tem uma ligação carinhosa com a procissão que celebra o nascimento de Nossa Senhora sob o título AparecidaPara ele, a celebração significa muito, afirmando que sua participação como sacerdote se mescla com o ser fiel e devoto: 

“Eu não sei se eu fiz essa romaria como sacerdote ou como fiel, devoto de Nossa Senhora, mas sei que sempre fiz isso com muito gosto”.

A primeira Procissão Memória foi realizada no ano de 1994. Nesse período, o missionário redentorista padre Jadir Teixeira da Silva era reitor do Santuário Nacional.


De acordo com o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida, a procissão sempre acompanhou os festejos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mas acontecia ao redor do Santuário e, anteriormente, no largo da Matriz Basílica. Somente no ano de 1994 foi que a procissão começou a ir para o Porto Itaguaçu, conforme relata o trecho abaixo, extraído do Livro do Tombo do Santuário do ano de 1994.


Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional de Aparecida
Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional de Aparecida
Trecho do Livro do Tombo do Santuário Nacional em 1994 falando sobre a Procissão Memória


Padre Jadir, reitor da época, explica que a procissão rumo ao Porto Itaguaçu nasceu da necessidade de promover uma ligação do Santuário e a comunidade do entorno, visando resgatar a cultura, a fé e a história dos moradores de Aparecida.

“Uma primeira preocupação foi a revitalização do que é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a história da cidade de Aparecida. Nós percebemos que precisávamos revitalizar a festa de Nossa Senhora, tendo em vista essa ligação do Santuário com os moradores da cidade.”

Padre Jadir conta que, além dos missionários redentoristas, esse processo de revitalização do que é o Santuário teve a participação de diversas equipes de leigos, entre eles uma professora da cidade de Aparecida que contribuiu bastante para o resgate da história: 

“Quando nós começamos esse trabalho de revitalização envolvendo equipes e leigos, nós contamos com a colaboração da Professora Zilda Ribeiro, que participou ativamente nessa época, com todo esse processo de resgate da história para a realização da Procissão Memória”.

Para o primeiro ano da Procissão, foi realizada uma divulgação que, segundo o padre, foi bastante agressiva. “Nós começamos a fazer uma propaganda para o primeiro ano. E nós fizemos uma propaganda um tanto 'agressiva', porque colocamos nas ruas o serviço de alto-falante, convidando o povo de Aparecida”.

Outra preocupação para a Procissão foi a programação, que seria desenvolvida durante o trajeto até o Porto Itaguaçu. “Nós tivemos um esquema para não deixar o povo só caminhando, porque nós queríamos, nesse percurso, ir jogando os pontos históricos. Então nós fizemos o seguinte: a cada 8 ou 10 minutos, no máximo, preparamos uma parada com uma mensagem histórica, e assim foi realizado”, narra o padre Jadir.

::Trajetos das Procissões da Novena e Festa da Padroeira

Há mais de 40 anos vivendo em Aparecida e acompanhado desde o início a Procissão Memória, o missionário redentorista padre Antonio Augustinho Frasson coloca que a Procissão do dia 11 é uma oportunidade de reviver o passado, fazendo uma ligação para os dias de hoje. “Para quem vai para a Procissão Memória, seu próprio caminhar na procissão já é uma reflexão sobre o marco inicial, fazendo uma ligação para os dias de hoje”.

Padre Jadir afirma que a Procissão, criada para resgatar a história dos moradores de Aparecida, foi ganhando a participação de muitos romeiros, mas que tudo aconteceu naturalmente. “A expectativa nossa era mesmo o povo de Aparecida, mas a procissão ganhou uma dimensão que nós não esperávamos, tendo a participação grande dos Romeiros”.

Nos dias de hoje, a Procissão Memória continua a arrastar multidões, unindo moradores de Aparecida e Romeiros de muitos estados, para seguirem em oração até o Porto Itaguaçu, revivendo a história do encontro da imagem de Nossa Senhora.

“Eu vejo tudo isso como um resultado muito importante, porque foi a partir de então que o Porto Itaguaçu passou a ser um referencial para os romeiros, sendo muitas as romarias e grupos que primeiro param no Porto Itaguaçu, para depois virem até o Santuário a pé, revivendo esse fato e colocando sua vida à Nossa Senhora”, conclui o sacerdote.

Aparecida ao vivo: Você 24h em constante oração!

Fonte: * colaboração de Beatriz Nery

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...