Por Polyana Gonzaga Em Notícias Atualizada em 17 OUT 2018 - 09H49

Santuário Nacional oferece 5 mil vagas de estacionamento

Thiago Leon
Thiago Leon

O estacionamento do Santuário Nacional de Aparecida oferece 2 mil vagas para ônibus e 3 mil para automóveis, além de socorro mecânico e seguro contra roubo ou furto de veículos. É o primeiro estacionamento do Brasil que possui vagas mistas, onde ônibus e carros podem estacionar numa mesma área. As 3 mil vagas de automóveis transformam-se em 5.373, de acordo com o movimento do dia.

Considerado o maior santuário mariano do mundo, a Basílica de Aparecida tem uma área de 1.352.765 m² e recebeu mais de 13 milhões de romeiros em 2017, quando celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

:: Dicas para quem vem pela 1ª vez ao Santuário

Os números mostram a grandiosidade do Santuário e também os desafios de acolhimento de milhares de romeiros, diariamente. Com uma área de cerca de 230 mil metros quadrados, o estacionamento da Basílica conta com mais de cem colaboradores trabalhando em vários turnos para atender os visitantes.

O estacionamento ainda conta com 391 vagas especiais, sendo 113 destinadas a pessoas com deficiência e 278 vagas para idosos.

Serviços

Para garantir o conforto e tranquilidade dos peregrinos, o estacionamento do Santuário coloca à disposição de seus visitantes vários serviços:

Ambulâncias – Além do atendimento no ambulatório médico, o devoto pode contar com quatro ambulâncias para fazer atendimento em qualquer local do Santuário.

Água potável - Ao longo do estacionamento, o visitante encontra diversos bebedouros de água potável, gelada e tratada pelo Santuário Nacional.

Socorro mecânico – São oferecidos serviços paliativos de mecânica, como carga rápida de bateria, guincho (até 20 quilômetros do Santuário Nacional), além de convênio com mecânicos e chaveiros.

Translado de passageiros – Em dias de grande movimento, o visitante que estacionar seu veículo nos pátios superiores pode contar com o translado até a Basílica, das 5h até às 19h.

Bolsão de motos O Santuário ainda possui dois estacionamentos para motocicletas, com um total de 731 vagas, com seguro contra roubo, furto e incêndio. O bolsão de motos do estacionamento está em funcionamento desde 2010, para dar mais segurança aos pedestres que circulam no interior da Basílica.

Bicicletário - Existem dois bicicletários com capacidade para 590 bicicletas. O uso do bicicletário é gratuito, mas o visitante deve respeitar a regra de possuir tranca própria para bloquear a bicicleta na vaga.

Monitoramento - Uma equipe trabalha todos os dias na central de câmeras e, aos finais de semana, amplia o trabalho com o posto de controle do Mirante, localizado na Torre Brasília, para monitoramento do movimento de veículos no estacionamento e também coordenar as equipes em solo, orientando onde existem vagas disponíveis para direcionar os devotos.

Receptivo Equestre - O Santuário de Aparecida disponibiliza uma área para acolher as romarias que utilizam equinos (cavalos, mulas e burros) como meio de transporte. O espaço conta com água potável, cochos e rampas adaptadas para o embarque dos animais.

Acesse a página do estacionamento do Santuário e confira os valores e horários de funcionamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...