A12

Acessibilidade

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

Conteúdo de qualidade e acessível para todos

Conheça mais sobre os serviços de closed caption e audiodescrição da TV Aparecida

A TV Aparecida produz e transmite diariamente um conteúdo de qualidade que garante a evangelização com informação, formação e oração. Para que esse conteúdo alcance todos os seus telespectadores, a TV de Nossa Senhora disponibiliza recursos de acessibilidade comunicacional: closed caption (legenda oculta) e a audiodescrição.

Esses recursos possibilitam que pessoas surdas ou com deficiência auditiva e pessoas cegas ou com deficiência visual possam acompanhar, entender e compreender melhor a programação da TV Aparecida.

O closed caption, ou legenda oculta, consiste na transcrição das falas e de informações sonoras contidas em programas televisivos para o formato de legendas.

A audiodescrição é uma narração que descreve elementos visuais e sonoros (cenários, figurinos, expressões faciais, movimentação de personagens, etc) de programas de TV, filmes e desenhos animados. As descrições são inseridas nos intervalos das falas.

Destinada principalmente às pessoas com deficiência visual a audiodescrição também é um recurso que beneficia pessoas com dislexia, pessoas com autismo, pessoas com deficiência intelectual e idosos com baixa acuidade visual.

Sabendo da importância da inclusão da acessibilidade na programação, a Rede Aparecida possui um setor exclusivo para a produção desses recursos de acessibilidade: Setor de Acessibilidade. 

Neste setor, optamos por usar o sistema de reconhecimento de voz para a produção do closed caption. Ou seja, um legendista repete o que está sendo falado no programa, o sistema de reconhecimento de voz transcreve esta locução e envia o texto para outro legendista fazer as correções necessárias e então enviar o closed caption para ser transmitido. O closed caption pode ser feito ao vivo ou gravado, dependendo do programa.

A audiodescrição é produzida por um audiodescritor roteirista e um audiodescritor narrador. Após a elaboração do roteiro de audiodescrição do programa, é feita a gravação da audiodescrição. Essa gravação é mixada com o áudio original do programa produzindo então o canal de áudio final da audiodescrição que será transmitido pelo sinal digital terrestre.

Atualmente, a TV Aparecida transmite no mínimo 20 horas por dia de programação com closed caption abrangendo programas religiosos, jornalísticos, de entretenimento, feminino, séries, filmes e desenhos animados.

E a audiodescrição é oferecida, no mínimo, 6 horas por semana. O recurso está disponível nos filmes das sessões semanais e séries como Supletivo do Céu, Hermanas e Mistérios no Convento. E na Missa da Acessibilidade, que acontece desde 2013 em setembro, fazemos audiodescrição ao vivo. A TV Aparecida foi a primeira emissora da televisão brasileira a transmitir um programa com audiodescrição ao vivo. 

Veja o vídeo:

Você poder ver a matéria completa: TV Aparecida faz primeira transmissão de audiodescrição ao vivo da televisão brasileira

O closed caption é um recurso disponível através do sinal analógico, parabólica e digital da TV Aparecida e a audiodescrição está disponível somente a través do sinal digital. Com a expansão dos canais digitais da TV Aparecida, mais telespectadores poderão acompanhar a programação com audiodescrição.

Para ativar o closed caption, basta apertar a tecla CC presente nos controles remotos dos aparelhos televisivos e dos conversores digitais.

A audiodescrição é ativada alterando o canal de áudio do aparelho televisivo ou do conversor digital. Isto pode ser feito através da tecla SAP ou da tecla MTS – dependendo da marca do aparelho de TV. Em alguns modelos de aparelho de TV ou de conversores digitais esta mudança é feita através da alteração no menu de configuração de áudio.

A sua opinião nos ajuda a construir uma TV de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas, elogios ou dúvidas pelo contato da TV Aparecida. 

Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres