A12

De analógico para digital e a TV Aparecida no processo de mudança

Enviar por e-mail

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

-

Preencha todos os campos adequadamente.

Enviando...

Ocorreu um erro no envio:

De analógico para digital e a TV Aparecida no processo de mudança

Desde 2016, está acontecendo no Brasil o processo de desligamento do sinal analógico das emissoras de televisão para a implementação completa do sinal digital. A mudança no sistema é acompanhada pelo Ministério das Comunicações.

O gestor do núcleo de expansão de rede da TV APARECIDA, Gilson R. de Miranda dá explicações sobre os dois sistemas, de que maneira o telespectador conseguirá acompanhar o seu canal daqui para frente e como a TV Aparecida está participando dessa importante mudança. 

:: Entenda o que vai mudar com o sinal digital da TV

Qual a diferença entre analógico e digital?

Gilson: A TV Digital tem imagem mais nítida, som de melhor qualidade, sem ruídos e sem interferências, e a possibilidade de mobilidade e interatividade com os telespectadores.

Porque as TVs estão deixando de ser analógicas?

Gilson: A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação, exclusivamente, pelo sinal digital, com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para a telefonia móvel mais avançada e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidade mais rápida. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

A qualidade da imagem digital para o telespectador é melhor? Por quê?

 

"Em quase todas as Capitais onde a TV Aparecida tem cobertura, o sinal já foi digitalizado". 

Gilson: Sim, a qualidade da imagem é muito superior pois se trata de uma tecnologia avançada, já em uso em vários outros países.

Como está a TV Aparecida nesse processo de transição do analógico para o digital?

Gilson: A TV Aparecida está digitalizando seu sinal conforme o cronograma disponibilizado pelo Ministério das Comunicações. Em quase todas as Capitais onde a TV Aparecida tem cobertura, o sinal já foi digitalizado. 

Se na minha cidade eu sintonizava a TV Aparecida pelo sistema analógico e agora é digital, como faço para voltar a assistir a TV?

Gilson: Para continuar assistindo a programação dos canais abertos de televisão, sua casa precisa ser preparada para receber o sinal digital. Se você já tem uma TV Digital, deverá apenas realizar uma nova busca de canais (provavelmente você já recebe o sinal digital). No caso de não ter uma TV digital, deverá adquirir um conversor e uma antena para a captação do sinal digital.

Há um prazo para que todas as TVs do Brasil, incluindo a TV Aparecida, estejam dentro do sistema digital?

Gilson: De acordo com a legislação, a data é 2023.

Mapa de cobertura da TV Aparecida (canais digitais)

Fonte: Seja Digital (www.sejadigital.com.br) 


Comentários (0)



Carregando Comentários
0 caracteres