Montagem colorida mostra uma mão segurando um controle remoto apontando para um aparelho de TV. No meio, uma faixa escrito 'Acessibilidade' e ao lado os ícones de surdez, closed caption, audiodescrição e cegueira.

Conteúdo de qualidade e acessível para todos
Conheça mais sobre os serviços de closed caption e audiodescrição da TV Aparecida

A TV Aparecida produz e transmite diariamente um conteúdo de qualidade que garante a evangelização com informação, formação e oração. Para que esse conteúdo alcance todos os seus telespectadores, a TV de Nossa Senhora disponibiliza recursos de acessibilidade comunicacional: closed caption (legenda oculta) e a audiodescrição.

Esses recursos possibilitam que pessoas surdas ou com deficiência auditiva e pessoas cegas ou com deficiência visual possam acompanhar, entender e compreender melhor a programação da TV Aparecida.


O closed caption, ou legenda oculta, consiste na transcrição das falas e de informações sonoras contidas em programas televisivos para o formato de legendas.

A audiodescrição é uma narração que descreve elementos visuais e sonoros (cenários, figurinos, expressões faciais, movimentação de personagens, etc) de programas de TV, filmes e desenhos animados. As descrições são inseridas nos intervalos das falas.

Sabendo da importância da inclusão da acessibilidade na programação, a Rede Aparecida possui um setor exclusivo para a produção desses recursos de acessibilidade:

Setor de Acessibilidade

Foto colorida de uma apresentadora apontando uma região do mapa do Brasil. No mapa há diferentes regiões claras e escuras indicando as previsões de sol e chuva. Na parte inferior da foto está escrito em branco sobre duas tarjas pretas: 'Minas Gerais também tem previsão de chuva essas'. Neste setor, optamos por usar o sistema de reconhecimento de voz para a produção do closed caption. Ou seja, um legendista repete o que está sendo falado no programa, o sistema de reconhecimento de voz transcreve esta locução e envia o texto para outro legendista fazer as correções necessárias e então enviar o closed caption para ser transmitido.

Foto colorida de uma locutora em frente ao microfone. Sua boca está aberta, sua mão direita segura o microfone e a esquerda toca o fone de ouvido. A audiodescrição é produzida por um audiodescritor roteirista e um audiodescritor narrador. Após a elaboração do roteiro de audiodescrição do programa, é feita a gravação da audiodescrição. Essa gravação é mixada com o áudio original do programa produzindo então o canal de áudio final da audiodescrição que será transmitido pelo sinal digital terrestre.

Programação CC e AD
Clique aqui, para ver a programação completa

Mostrando seu pioneirismo, a TV Aparecida foi a primeira emissora da televisão brasileira a transmitir um programa com audiodescrição ao vivo em 2013 na Missa da Acessibilidade. Atualmente, a TV Aparecida oferece a audiodescrição nos filmes e na novela "A Padroeira". São pelo menos oito horas por semana de audiodescrição na programação. E toda a programação da TV Aparecida tem closed caption. 
Montagem colorida de um homem segurando um controle remoto. O desenho de quatro caixas de texto está saindo do controle remoto. Nelas estão escrito: 'CC', 'Menu de configuração de áudio', 'SAP' e 'MTS'. Como ativar o CC e AD?

Para ativar o closed caption, basta apertar a tecla CC presente nos controles remotos dos aparelhos televisivos e dos conversores digitais.
A audiodescrição é ativada alterando o canal de áudio do aparelho televisivo ou do conversor digital. Isto pode ser feito através da tecla SAP ou da tecla MTS – dependendo da marca do aparelho de TV. Em alguns modelos de aparelho de TV ou de conversores digitais esta mudança é feita através da alteração no menu de configuração de áudio.
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em TV Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.