Por TV Aparecida Em Arquivo A Atualizada em 06 OUT 2017 - 11H39

Assista ao especial sobre a Cúpula Central de Aparecida na íntegra

Com mais 70 metros de altura, a grande circunferência com 109 metros de perímetro e 34 de diâmetro, está sobre o Altar Central. Assim, Jéssica Fernandes indica no início da reportagem especial do Arquivo A sobre a Cúpula Central, como essa construção foi desafiadora e audaciosa.

Voltando ao início da obra na década de 60, a jornalista mostra como esse projeto exigiu grandes esforços de engenheiros e arquitetos, além do grande número de colaboradores que ajudaram a elevar toda a estrutura necessária para a construção da Cúpula.

Na época, a previsão para a conclusão da obra seria o ano de 1967; para marcar as comemorações dos 250 anos do encontro da Imagem. Entretanto, isso só foi ocorrer três anos depois, em 1970.

Passados 42 anos, em 2012, o Santuário Nacional iniciou uma segunda etapa corajosa no projeto da Cúpula Central com o seu revestimento interno, para celebrar o Jubileu de 300 anos do surgimento da devoção à Mãe Aparecida.

Com relatos emocionantes que detalham toda essa história de fé e muito amor à Casa da Mãe Aparecida, a reportagem vai desvelando aos poucos todo o esplendor dessa obra.

Ouça os depoimentos de Dom Orlando Brandes, Dom Darci Nicioli, Padre Daniel Antônio, Padre João Batista de Almeida, Padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, dos engenheiros Eric Pieri e Geraldo Neto, da Lótus Projetos, dos italianos Willian Bertoia e Rosanna Gasparotto, da Friul Mosaic; empresa responsável pela montagem dos mosaicos, e de Carlos Alfânio, o artista que pintou a arte de Cláudio Pastro nas porcelanas do baldaquino.

Veja também o depoimento exclusivo da dona Aloísia Pastro, mãe do autor das obras do Santuário de Aparecida e da Cúpula Central, Cláudio Pastro (falecido em 19.10.2016).

Reprodução.
Reprodução.
A unicidade da obra de Pastro está presente agora no grande mosaico na Cúpula Central.

A reportagem apresenta também a engenharia invisível que utilizou mais de 25 quilômetros de andaimes, para que as celebrações no Altar Central não fossem afetadas durante todo o período da construção; a colocação de mais de dois quilômetros de mosaicos; a família que se mudou da Itália para aplicar os mosaicos na Cúpula; e a unicidade da obra de Cláudio Pastro, que agora está presente no grande mosaico da Cúpula Central.

A solene inauguração da Cúpula ocorre na próxima quarta-feira (11), às 19h, com a Coroação Solene da Imagem. Em breve, o Santuário Nacional deverá liberar a visitação à Cúpula para os devotos.

Assista à reportagem completa do Arquivo A sobre a Cúpula Central do Santuário Nacional de Aparecida.


REDE APARECIDA 
A TV de Nossa Senhora

http://www.A12.com/tvaparecida
ttp://facebook.com/aparecidatv
http://twitter.com/tvaparecida
http://instagram.com/tvaparecida

Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por TV Aparecida, em Arquivo A

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.