Virgem da Saúde (Wilma Steagall De Tommaso )
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Padre Rupnik e a simbologia do seu mosaico da Virgem da Saúde

Mosaico de Nossa Senhora da Capela do Hospital Beata Maria Ana das Irmãs Hospitalares de Madri

Escrito por Academia Marial

18 MAR 2021 - 08H30 (Atualizada em 19 MAR 2021 - 09H29)



Wilma Steagall De Tommaso
Wilma Steagall De Tommaso
Nossa Senhora da Saúde. Mosaico lateral direito da capela do Hospital Beata Maria Ana em Madri.

Introdução

O artigo tem como objetivo apresentar o mosaico da Virgem Maria da Anunciação, da Capela Beata Maria Ana das Irmãs Hospitalares de Madri (ES).

Essa obra foi realizada em 2007 pelo Centro de Arte Espiritual Aletti de Roma, cujo diretor é o esloveno Marko Ivan Rupnik, jesuíta, artista, teólogo, professor da Universidade Gregoriana de Roma, consultor da Congregação para o Clero, consultor do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização e da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O artista sacro também foi o responsável pelos mosaicos da Capela Redemptoris Mater no Vaticano, em 1999, a convite de São João Paulo II.

Há mais de trinta anos Padre Rupnik mora em Roma junto aos artistas e teólogos no Centro Aletti e já realizou muitas obras em igrejas, capelas, santuários e catedrais na Europa, Américas, Oriente Médio e Austrália.

No Brasil, em 2014, realizou um mosaico na Catedral de Castanhal, Pará e também em andamento as quatro fachadas do Santuário de Aparecida, em Aparecida, São Paulo.

Marko Rupnik tem como inspiração a Palavra de Deus, os Santos Padres, a arte paleocristã, o Bizantino, o Românico, o Gótico, pensadores russos dos séculos XIX e XX e o Concílio Ecumênico Vaticano II. O Cardeal Tomáš Špidlík (1919-2010), um dos maiores especialistas na espiritualidade do cristianismo do Oriente, foi orientador do Padre Rupnik no doutorado, também seu pai espiritual e grande amigo.

Foto: Centro Aletti
Foto: Centro Aletti
Visão geral do presbitério da capela.


Sobre a capela

Na capela de um hospital, é tradição da Igreja Católica não faltar a imagem da Virgem, em particular da Virgem da Saúde.

Antigamente havia três formas de representação da Virgem da Saúde: na hora da Anunciação; a Apresentação no Templo e, Maria no meio de uma piscina na qual os enfermos eram lavados e curados.

Desde a época paleocristã, a Anunciação à Maria é objeto frequente de meditações, homilias e de pinturas cristãs, pois foi um momento decisivo da história da humanidade, a realização da Criação.¹  Para recuperar, redimir o homem que o pecado afastou do Senhor e que fez o homem se perder na morte Deus, decidiu se tornar criatura no ventre de uma mulher

Na Anunciação, Maria era apresentada com as mãos levantadas, imagem muito antiga que remonta à época das catacumbas, conhecida como “a orante”, parece que a Virgem se rende a Deus renunciando ser a protagonista, como se dissesse: “É contigo, Senhor, és o Primeiro”.

Foto: Guide des catacombes de Rome. p. 52.
Foto: Guide des catacombes de Rome. p. 52.
Cena da vida de uma defunta. Catacumba Priscila, Roma.


A Virgem da Saúde

Maria é a Virgem da Saúde porque nela Deus se uniu à nossa realidade humana e por ela recebeu um corpo com o qual depois sentiu todas as nossas dores. Por isso, em nosso corpo podemos sentir a sua proximidade amorosa e o fluir de uma vida que não morre.

Wilma Steagall De Tommaso
Wilma Steagall De Tommaso
Nossa Senhora da Saúde, detalhe superior.


O mosaico nos apresenta a Virgem na posição “orante”, porém com um diferencial, traz na mão esquerda um novelo de linha vermelha cujo fio se estende à mão direita. O que significa isso? Maria é uma tecelã. Tecelã é um antigo título mariano cuja origem vem da Igreja siríaca.
Maria tem na mão um novelo com o qual tece o corpo do Verbo, Cristo recebe da Virgem o vestido do corpo, isto é, a humanidade.³

Nessa representação há uma teologia muito profunda, Maria está tecendo em imagem o que ela sentiu, está tecendo o corpo, a Palavra de Deus.

Segundo Tomáš Špidlík, a espiritualidade mariana é um dicionário que traduz a Palavra em Imagem, por Maria o Verbo se fez carne. É por esse motivo que “se tornar mãe de Deus” permanece o ideal de cada cristão, segundo as palavras de Jesus: “Quem é minha mãe, quem são meus irmãos? E apontando para os discípulos com a mão disse: ‘Aqui estão a minha mãe e meus irmãos, porque aquele que fizer a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.’” (Mt 12, 48-50)

Isto é, aqueles que se conformam ao Cristo e o tornam visível ao mundo. Maria fez isso, tornou o Cristo visível. O fio com o qual Maria tece é vermelho porque essa é a cor da divindade, o vestido de Maria é azul, cor da humanidade, mas o manto é vermelho para indicar que Deus a fez divina porque ela o acolheu, lhe deu um espaço. Este fio não é apenas o fio que tece o corpo do Cristo, mas também é parte do corpo de Maria que foi salva por dar espaço à Palavra.4

Dra. Wilma Steagall De Tommaso
Associada da Academia Marial de Aparecida 

1. Tomáš Špidlík. La Madre di Dio. p. 9.
2. Marko Ivan RUPNIK. Mosaici della Madre di Dio dell’Atelier del Centro Aletti.p. 16.
3. Cf. Marko Ivan RUPNIK. Mosaici della Madre di Dio dell’Atelier del Centro Aletti.p. 22.
4. Cf. ŠPIDLÍK, Tomáš; RUPNIK, Marko Ivan. La fede seconndo le ícone. p.92.

Referências bibliográficas:
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Ed. Revista e ampliada São Paulo: Paulus, 2002.
RUPNIK, Marko Ivan. Mosaici della Madre di Dio dell’Atelier del Centro Aletti. Roma: Lipa Edizione, 2009.
ŠPIDLÍK, Tomáš. La Madre di Dio. Roma: Lipa Edizione, Terza edizione, 2019.ŠPIDLÍK, Tomáš; RUPNIK, Marko Ivan. La fede secondo le icone. Roma: Lipa Edizione, Terza edizione, 2017.

Site:
https://www.centroaletti.com/opere/cappella-dellospedale-beata-ana-delle-hermanas-hospitalarias-madrid-2007/ CAPPELLA DELL’OSPEDALE BEATA Mª ANA DELLE HERMANAS HOSPITALARIAS DI MADRID [2007] - Centro Aletti.

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