Por Academia Marial Em Congressos

X Congresso Mariológico 2016 - Apresentação

Maria na Liturgia e na Piedade Popular

“Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor” (MV. n.24).

As manifestações da piedade popular católica que têm a Virgem Maria como referência, precisam ser valorizadas e, onde for necessário, aperfeiçoadas a partir da boa nova de Jesus Cristo. Tais práticas têm grande significado para a preservação e a transmissão da fé e para a iniciação à vida cristã, bem como para a promoção da cultura. “As expressões da piedade popular têm muito que nos ensinar e, para quem as sabe ler, são um lugar teológico a que devemos prestar atenção particularmente na hora de pensar a nova evangelização” (DGAE 88).

À luz do tema central, serão desenvolvidas temáticas como Maria na História da Evangelização da Igreja no Brasil; no contexto da evangelização da Igreja à luz do Concilio Vaticano II; Maria na atual liturgia; No contexto de Aparecida: lições e perspectivas para a devoção mariana nas celebrações litúrgicas e na piedade popular; A sadia convivência entre Liturgia e piedade popular mariana.

O Congresso Mariológico será promovido em parceria com a CNBB e a Faculdade Dehoniana de Taubaté. Contará com a presença de Frei Beckhauser; Pe. José Oscar Beozzo, Lina Boff. Ir. Murad, Pe. Joãozinho.

DATA: 02 a 05 de junho de 2016.

INSCRIÇÕES: 11 de fevereiro a 20 de maio de 2016.

LOCAL: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional.

 

Realização

 

Academia Marial de Aparecida

logo_academia_marialA Academia Marial de Aparecida é uma associação religiosa formada sob a égide do Santuário Nacional de Aparecida-SP. Fundada em 16 de julho de 1985, há 30 anos busca refletir sobre a pessoa e o lugar de Maria no projeto de Deus e na vida da Igreja através da teologia e de todas as formas científicas de análise da fé. Sediada na torre “Brasília”, do Santuário Nacional, faz crescer entre seus associados, uma espiritualidade mariana que dinamiza a vida cristã, procurando orientar a devoção do povo à Maria, Mãe de Jesus e Modelo de fé, de esperança e de caridade da comunidade cristã.

Associe-se à Academia Marial! www.a12.com/academia

 

Faculdade Dehoniana

logo_faculdade_dehoniana

A Faculdade Dehoniana de Taubaté assumiu o Congresso como extensão universitária, com regime de carga horária credenciada e certificado aos participantes.

Dehoniana vem de Léon Dehon, o fundador da Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus. Aprovada pelo MEC, a Dehoniana hoje possui cursos de Graduação de Teologia, Filosofia e Administração de Empresas. Informações: www.dehoniana.edu.br

 

 

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - cnbb

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País, na qual, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora, para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.

Informações:www.cnbb.org.br

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Congressos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.