Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora Atualizada em 31 MAI 2019 - 09H06

Nossa Senhora da Conceição da Nicarágua

Nossa Senhora da Conceição da Nicarágua

Nossa Senhora da Conceição da Nicarágua

Foros de la Virgen María
Foros de la Virgen María

Nossa Senhora da Conceição da NicaráguaNa Nicarágua, no departamento de Chinandega, encontra-se a paróquia de El Viejo, na qual se venera, há muito tempo, a imagem da Imaculada Conceição de Maria. Segundo a tradição a imagem de Nossa Senhora de “El Viejo” foi trazida da Espanha por Pedro Ahumada, irmão caçula de Santa Teresa de Ávila, que fora nomeado governador da província da Nicarágua. À Reformadora do Carmelo teria pertencido a imagem que a entregou a seu irmão antes que ele viajasse às Índias.

Desde o momento em que a imagem chegou à cidade a população começou a render-lhe culto porque o governador instalou um oratório em sua casa.Quando expirou seu cargo como governador e foi promovido, apesar das súplicas do povo, Pedro decidiu levar a imagem consigo. No dia em que ele se dirigia ao porto para embarcar, precisou retornar a sua casa devido ao mal tempo. Este fato se repetiu por duas vezes, induzindo-o a pensar que o plano de Deus era que a imagem permanecesse na Nicarágua. A partir de então, o culto ampliou-se cada vez mais e deram-lhe o nome de Nossa Senhora de “El Viejo”.

Sua festa acontece no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Em 1857, foi proclamada "Generala de los Ejércitos  de Nicaragua".

“- Salve, ó Virgem puríssima – Concebida sem pecado.”

Essa costuma ser a saudação dos nicaraguenses devotos da Virgem, numa piedosa tradição que vem dos seus colonizadores no início do século XVI. Gil Gonzalez de Ávila, explorador espanhol, devotíssimo de Maria, costumava distribuir aos índios, em suas expedições, medalhinhas e imagens da Virgem. Estes recorriam a ela em suas necessidades e orações. Essa devoção achou terreno fértil entre os nicaraguenses e floriu na linguagem popular, dentro das famílias, nas canções populares, com o título de Nossa Senhora La Puríssima, destacando a pureza de Maria. Com essa devoção difundiu-se também a oração do rosário. No mês de outubro, celebra-se o "Atabale", costume que reúne o povo, em todos os sábados de outubro, para a reza solene do Rosário. Nesses dias o Atabale, ou tambor, percorre as ruas da cidade, principalmente a cidade de Granada, conduzindo a Imagem da Virgem ao som de instrumentos, de cânticos populares e da recitação dos Mistérios do Rosário.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.