Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores *

Nossa Senhora da Lapa dos MercadoresNa casa da esquina da atual rua dos Mercadores, de fundos para a igreja da Cruz dos Militares, havia um oratório com uma imagem de Nossa Senhora da Lapa.

Instituíram o oratório homens que viviam do pequeno comércio à beira-mar, na Praia do Peixe. Comercializavam-se basicamente roupas feitas e bugigangas. Para vender sua mercadorias, esses homens armavam suas barracas entre a atual rua 1º de Março e a Praia do Peixe Nova.

Esses negociantes eram tratados ou designados por mascates ou mercadores; daí o título de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, dado, pelo povo, à imagem e ao oratório.

Ignora-se a data da instituição do oratório e não se conhecem os nomes dos que o erigiram. Deviam ter sido homens de poucos recursos, pois era-lhes suficiente render preito à imagem de sua padroeira no singelo oratório.

De acordo com a tradição, aí se rezava o terço todas as noites, e no dia 15 de agosto se ornava o oratório, tributando devido culto a Nossa Senhora.

Em 1747, resolveram os negociantes mais abastados do local instituir uma confraria com o respectivo templo e organizar seu compromisso, pedindo a necessária permissão ao bispo diocesano dom frei Antônio do Desterro, que a concedeu por despacho de 20 de junho de 1747.

Em dezembro do mesmo ano de sua instituição, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores deu início à abertura do templo, que foi sagrado em 06 de agosto de 1750, apesar de não estar concluído, mas já ter condições para o culto.

A construção foi continuando, fazendo-se as obras necessárias para a conservação e o aumento do templo, sem esquecer também seu embelezamento; mas a grande obra de remodelação foi realizada nos anos de 1870-1872, e a ela se deve, em grande parte, o atual aspecto da linda igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

OBS. * É a mesma “Nossa Senhora da Lapa” de Portugal com o acréscimo de “Dos Mercadores”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.