Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora da Portaria

Outra imagem de Nossa Senhora muito venerada na Espanha, principalmente em Ávila, é a conhecida sob o título de Nossa Senhora da Portaria.

A origem desta imagem não é, como a de outras, muito remota, pois conta apenas dois séculos de existência, mais ou menos; porém as circunstâncias que acompanham sua criação contribuíram para celebrizá-la e ao mesmo tempo nos edificam.

Num dos conventos da cidade de Ávila havia, no século XVIII, um irmão leigo, frei Luís de são José, muito devoto do mistério da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem.

Essa devoção fez com que ele desejasse muito uma pintura que representasse Nossa Senhora como é representada no mistério. Para obtê-la, dirigiu-se ao pinto Salvador Galvan, que prometeu encarregar-se da pintura e executá-la em um determinado prazo.

Efetivamente, com o intuito de cumprir a promessa, começou o quadro; porém, acometido de uma repentina enfermidade, viu-se obrigado a suspendê-lo.

Não obstante a moléstia do pintor, o piedoso irmão não deixava de constrangê-lo a terminar o quadro, e a tal ponto levou sua insistência que o pintor deu ordem à família que não deixasse entrar frei Luís quando fosse visitá-lo, pensando livrar-se, com essa ordem, das importunações do religioso. Por isso foi grande sua surpresa quando o viu, à noite, sentado à cabeceira de sua cama, recordando-lhe a promessa de pintar o quadro da Imaculada Conceição.

Todas as portas da casa estavam fechadas, e ninguém havia visto o irmão entrar no quarto do enfermo. Este fato deu muito que pensar ao pintor, até que se convenceu de que a aparição do irmão Luís em seu aposento era sobrenatural, e que, portanto, o céu se interessava pela pronta conclusão do quadro de Nossa Senhora.

Mas, como concluí-lo achando-se enfermo e sem a inspiração artística tão necessária em trabalhos desse gênero?!…

Só por um favor especial da Santíssima Virgem, pensou ele, em cuja honra seria pintado o quadro. Invocou-a portanto, fervorosamente, e no mesmo instante sentiu tão grande melhora que pediu a ceia e dormiu o resto da noite com uma tranqüilidade que havia muito tempo não desfrutava.

Levantou-se no dia seguinte completamente curado e dentro de poucos dias terminou o quadro, que foi exposto na portaria do convento, motivo pelo qual deram à Santa imagem o título de Nossa Senhora da Portaria.

Têm sido muitos e muito notáveis os favores e milagres obtidos pelos avilenses mediante a invocação de Nossa Senhora da Portaria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.