Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora de Fourvière

N S fourviereA cidade de Lyon foi fundada pelo cônsul Lucius Muniatus Plancus no ano de 41 a.c., e, pouco depois de sua fundação, a nova cidade tornou-se a capital da Gália céltica, desenvolvendo-se rapidamente.

Trajano fez construir aí um monumento magnífico __ o “Forum trajani”, denominado mais tarde “Forum vetus”, nome transformado, com o tempo , em “Fortvieil” e, depois em “Fourvière”.

No século IX, em uma capela dedicada a Nossa Senhora, tem sua origem o título Nossa Senhora de Fourvière, por ter sido a capela construída, em parte, com materiais provenientes do fórum construído por Trajano, cujo nome, no decorrer dos séculos, tinha-se transformado em “Fourvière”.

A atual basílica de Fourvière, construída no lugar da primitiva capela, numa colina a 340 m de altitude, é um dos santuários mais venerados da cristandade.

Por ocasião da peste de 1643, fizeram os habitantes de Lyon o voto de ir em peregrinação, anualmente, no dia 8 de setembro, ao santuário de Fourvière, “para conseguir de Nossa Senhora uma proteção especial para sua cidade”.

As peregrinações a Nossa Senhora de Fourvière datam dessa época.

A nova basílica data de 1872; foi idealizada pelo arquiteto Pedro Bossan.

Nossa Senhora de Fourvière é festejada principalmente em 08 de setembro e 08 de dezembro.

Em 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, a colina de Fourvière é ornamentada e iluminada, e a própria cidade fica toda em festa, manifestando assim sua fé profunda e sua devoção a Nossa Senhora, protetora da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.