Por Academia Marial Em Títulos de Nossa Senhora

Nossa Senhora de Lavang

N S lavangEm 1792, com o falecimento do rei Tay, ocupou o trono seu filho Canh Thinh. O rebelde Nguyen Anh insurgiu-se contra o novo rei visando tomar-lhe a coroa. Fugindo à perseguição do monarca refugiou-se na Ilha Phu Quoc, onde Monsenhor Pierre Pigneau de Behaine da Sociedade de Missões Estrangeiras dirigia um seminário para jovens católicos dos países vizinhos. O bispo convenceu-o a procurar a ajuda do rei Luís XVI da França.

O rei Canh Thinh ficou sabendo que Nguyen Anh havia recebido apoio do missionário francês e, preocupado com a possibilidade da adesão dos católicos vietnamitas ao rebelde, começou a restringir a prática do Catolicismo no país. Em 17 de agosto de 1798, Canh Thinh emitiu um decreto anti-católico pedindo que fossem destruídos todos os seminários e igrejas católicas do Vietnã. A campanha contra os católicos perdurou longo tempo, com o martírio de centenas de padres, religiosos e leigos.

Nossa Senhora de Lavang apareceu para consolar seus filhos vietnamitas em meio a tanto sofrimento. O título “Lavang” está ligado ao nome de uma espessa floresta localizada na região central de Vietnã, onde hoje se localiza a cidade de Quang Tri. Nesta floresta onde havia muitas árvores conhecidas como “Vang”.

A primeira aparição da Senhora de Lavang ocorreu em 1798, no início das perseguições aos católicos. Muitos católicos que moravam nas proximidades de Quang Tri procuraram refúgio na floresta de Lavang. Ai passaram fome e frio. Muitas adoeceram e foram atacadas pelas feras. À noite se reuniam para rezar o rosário. Inesperadamente, apareceu-lhes Nossa Senhora muito bela com uma capa comprida trazendo nos braços um Menino e acompanhada de dois anjos. Logo reconheceram a Mãe do Céu. Ela confortou-os e disse-lhes para ferver as folhas das árvores próximas e desta forma prepararem um remédio. Também disse-lhes que a partir daquele dia todos que fossem rezar naquele lugar teriam suas preces ouvidas. No local construíram uma humilde capela.

Nossa Senhora continuou a aparecer neste mesmo lugar durante os quase cem anos de perseguição.

Apesar de situada num local de difícil acesso no topo de altas montanhas, grupos e mais grupos de pessoas se embrenhavam na floresta para visitar o local onde a Virgem aparecera. Nem a perseguição religiosa impediu a organização de peregrinações.

Em 1886, com o término oficial da perseguição, o bispo Gaspar iniciou a construção de uma igreja maior. Devido à precária localização e falta de dinheiro a igreja levou 15 anos para ser construída. Dom Gaspar sagrou o novo templo em agosto de 1901 numa cerimônia da qual participaram mais de doze mil pessoas. Em 1928 foi construída outra igreja maior para acolher o número sempre crescente de peregrinos. Esta igreja foi destruída no verão de 1972 durante a guerra do Vietnã.

Em Abril de 1961, a Conferência dos Bispos Vietnamitas nomeou a igreja de Nossa Senhora de Lavang como Santuário Mariano Nacional. Em Agosto de 1962, o papa João XXIII elevou a igreja de Lavang à categoria de Basílica. No dia 19 de junho de 1988 o Papa João Paulo II aí canonizou os 117 mártires vietnamitas e reconheceu a importância e significado de Lavang para os católicos do Vietnã.

Em agosto de 1998 foi brilhantemente comemorado o bicentenário das aparições de Lavang.

Nossa Senhora de Lavang, Rogai por nós que recorremos a vós!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.