Por Nilza Botelho Megale Em Títulos de Nossa Senhora Atualizada em 01 FEV 2019 - 14H58

Você sabia que Nossa Senhora do Bom Sucesso é padroeira dos bens terrenos?


Inicialmente, a Virgem do Bom Sucesso era invocada para proporcionar aos seus devotos uma boa morte, pois o maior sucesso desejado por todos era uma “hora feliz”, seguida de salvação eterna. No século XVI, foi iniciada em Portugal uma irmandade, cuja  protetora era Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Agonizantes.

Por volta de 1937, veio para o Rio de Janeiro o Padre Miguel Costa, devoto de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que trouxe consigo a imagem da santa, em cuja honra construiu uma igreja. Durante as festas inaugurais,  no dia 11 de setembro, estando o Santíssimo Sacramento exposto, três responsáveis sacerdotes afirmaram ter visto, na Hóstia Sagrada, a imagem de Maria Santíssima.

Leia MaisOração a Nossa Senhora do Bom SucessoRezando com Maria: Nossa Senhora do Bom SucessoNo final do século XVII, havia em Pindamonhangaba (SP) uma pequena matriz dedicada à Senhora do Bom Sucesso. Entre seus devotos, estava o Padre João de Faria Fialho, que tomou parte em uma das primeiras bandeiras de desbravamento  nos sertões dos cataguás, e descobriu ricas jazidas de ouro  perto da atual Ouro Preto/MG. Confiante na proteção da Virgem do Bom Sucesso, o padre bandeirante levou uma imagem dela em sua ousada expedição e, após o êxito alcançado, ergueu-lhe uma pequena capela em agradecimento.

Devido a esse fato, a Senhora do Bom Sucesso passou a ser invocada também como protetora dos bens terrenos, não perdendo, entretanto, seu antigo caráter protetor. Seu culto cresceu, espalhando-se pelo Vale do Paraíba e em Minas Gerais.

Seja como padroeira dos bons terrenos ou como protetora nas horas angustiosas da doença ou da morte, Nossa Senhora do Bom Sucesso acolhe as súplicas de seus filhos, procurando ampará-los tanto na vida efêmera deste mundo, como no momento supremo de sua entrada na eternidade. 

Fonte: Livro “ 112 Invocações da Virgem Maria no Brasil” , de Nilza Botelho Megale

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nilza Botelho Megale, em Títulos de Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.