1Dedique um tempo para a oração

A vida espiritual é o pilar de nossa vida. Por isso é muito importante dedicar um tempo para a oração. O ideal é rezar um pouco logo no início do dia. Você pode rezar algumas orações tradicionais (Pai nosso, Ave Maria, Terço, anjo da guarda, etc), meditar as leituras da Missa do dia, rezar aos seus santos de devoção, etc. Se você tem possibilidade de passar em alguma Igreja para rezar um momento seria muito legal.   

VEJA TAMBÉM: Tecnologia: Aplicativos que te ajudam a rezar o terço

2Reserve um tempo para a sua formação

Claro que você deve dedicar tempo à sua formação acadêmica (ainda mais para aqueles que estão para entrar na universidade ou já estão nela), mas o ideal é você buscar formar-se em outros âmbitos também: ler bons livros, ir ao cinema, teatro, participar de cursos, encontros, enfim, tudo o que pode acrescentar à sua formação. Viajar também pode ser um bom meio para aprender coisas novas, ampliar o horizonte. Lembremos que a formação na fé é uma das prioridades. Não dá para me contentar apenas com aquilo que aprendi na catequese. Na verdade estar bem formado na fé ilumina todas as outras coisas que aprendo. Como posso me formar na fé? Indo à Missa, participando dos grupos de jovens, lendo o Youcat, participando de cursos e tantas outras iniciativas formativas da Igreja.

VEJA TAMBÉM: Série Percepções | Jovem no coração da Igreja

3Pratique exercícios

É muito saudável para o corpo, a mente e o espírito. Além de você se manter em forma é muito bom para estar mais disposto durante o dia e aliviar as tensões.

VEJA TAMBÉM: Pra Pensar - Jovens Saudáveis

4Deixe de lado toda negatividade, seja sempre alegre

 A nossa vida é cheia de desafios, tendo alguns momentos difíceis e que nos deixam tristes. Mas não podemos gastar tempo e energia demais nesses momentos. Lembre-se do quanto Deus te ama e com certeza existem outras pessoas que te amam. E na certeza desse amor siga adiante a vida com alegria, sabendo que você não é os seus problemas, você é muito mais, tem um monte de dons e capacidades, toda uma vida pela frente. E se pensar friamente verá que os momentos bons, alegres são muito maiores. Então bola pra frente e sempre sorrindo!

VEJA TAMBÉM: Inteligência emocional e motivação

5Invista nos seus relacionamentos:
amigos, familiares, namorado (a)

Tem gente que acha que é perda de tempo passar muito tempo com aqueles que amam. Ou até teoricamente não pensam assim, mas na prática não reserva espaço para essas pessoas, enchendo-se de ocupações. Galera, as relações são importantes. São elas que nos dão a base para seguir adiante. E só de pensar em tudo aquilo que ganho quando estou com meus familiares, com amigos, com o meu par... Ninguém é uma ilha. O nosso coração anseia o encontro.

VEJA TAMBÉM: Série Percepções | Relacionamento

6Não perca muito tempo com futilidades

E muitas vezes não temos tempo para o essencial porque perdemos tempo em coisas fúteis. Fico muito tempo na Internet com meus “amigos” das redes sociais, ou naqueles joguinhos on-line (que são uma tentação e muitas vezes até nos tiram dinheiro), ou assistindo vídeos, ou de bobeira na rua ou no shopping e tantas outras coisas. A diversão é importante, mas exagerando, acabo perdendo a noção do tempo e necessariamente deixando de lado coisas importantes.

VEJA TAMBÉM:
Papa aos adolescentes e jovens: "não usem mal a liberdade de vocês"
Francisco aos jovens: “Não se pode desperdiçar a vida dando voltas”"

7Dedique tempo adequado para a diversão
e o descanso

Como acabo de comentar, a diversão é importante para a vida. Especialmente quando o dia esteja muito tenso, ou você acaba de estar em alguma tarefa tensa, busque alguma atividade que possa te distrair. Descansar bem também é importante. Durma uma quantidade de horas adequada, tenha pelo menos um dia na semana para descansar e a cada certo tempo tire férias.

VEJA TAMBÉM: Jovem, diversão e felicidade

8Doe o seu tempo para ajudar os outros

Diferente do que pensa o mundo, vale muito a pena ajudar os outros e não é nenhuma perda de tempo. A experiência de doar-se é muito realizante. Na verdade quem se doa recebe muito mais do que deu. Faça essa experiência e veja como vale a pena! Essa ajuda vai desde comprometer-se com um projeto solidário ou pastoral como voluntário até pequenos gestos cotidianos que fazem toda a diferença na construção de um mundo melhor. Procure saber o que a sua paróquia tem de iniciativa.

VEJA TAMBÉM: Ser caridoso e solidário

9Cada dia busque melhorar algo da sua vida

Eu muitas vezes estudo bastante, faço curso de idiomas, academia e outras coisas, mas acabo não investindo tanto naquilo que mais conta: o meu interior. Aproveite também o seu tempo para melhorar cada dia um pouco mais, seja crescendo em alguma virtude ou melhorando algum defeito. Busque ser cada dia mais como Jesus. Não sabe como fazer? Peça ajuda a Maria e que Ela te ajude a ser cada dia mais como o seu Filho. Porque para mudar a minha vida preciso da graça de Deus. Os meus amigos, especialmente aqueles que tenho mais confiança, também podem me ajudar dando dicas, pois os outros às vezes percebem coisas de mim que eu muitas vezes não sou consciente.

VEJA TAMBÉM: Você se maravilha com as coisas simples da vida?

10Em tudo o que fizer: esteja na presença de Deus

Isso é muito importante e diria que deve marcar todos os momentos do nosso dia. Em tudo que faça devo fazê-lo na presença de Deus. O meu trabalho, o meu estudo, o alimento, as pessoas que encontre, os desafios que tenha: que tudo seja para a glória de Deus e a minha felicidade. Experimente por exemplo rezar agradecendo a Deus pelo alimento. Esse exercício de estar na presença de Deus repita para todas as coisas que fizer durante o dia. Então eu vou ficar rezando o dia inteiro? Não, a sua ação feita com amor, dando o seu máximo, se tornará uma oração agradável a Deus.

VEJA TAMBÉM: O jovem e a Palavra de Deus