Jornal Santuário

7 curiosidades sobre São Francisco de Assis

Escrito por Editora Santuário

14 MAR 2016 - 08H47 (Atualizada em 04 OUT 2023 - 17H13)

Sidney de Almeida/ Shutterstock

Leia MaisPor que São Francisco é padroeiro dos animais?Oração de São Francisco de Assis em louvor pela CriaçãoSão Francisco de Assis foi uma das personalidades mais vibrantes e intensas da Idade Média.

Nascido em Assis, na Úmbria (Itália), em 1182, ouviu o chamado de Deus na capela de São Damião, por meio da frase repetida três vezes: “Vá, Francisco e restaure minha casa”.

Filho de um rico comerciante, fez votos de pobreza, abandonando todos os prazeres mundanos e entregando-se ao serviço de Deus em dos mais necessitados.

Em 1204, fundou a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis", depois reconhecida pelo Papa como a Ordem dos Franciscanos.

Descubra outros sete fatos sobre a vida deste grande exemplo de santidade.

1. São Francisco de Assis é lembrado em 4 de outubro. Sua vida já foi celebrada nas artes, no drama, na poesia, na música, na literatura e na arquitetura.

2. É o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”.

3. Utilizava palavras, símbolos e gestos habilmente para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo - Um dos exemplos é o sermão pronunciado na praça de Bologna (agosto de 1222), em que explicou os mistérios do Evangelho de uma forma atraente e persuasiva. Suas palavras e vestimentas restauraram a paz à cidade que estava dividida e conturbada.

4. Foi o criador do presépio, ao representar a partir de figuras vivas como foi o nascimento de Jesus.

5. Em 1225 São Francisco compôs o cântico das criaturas também conhecido como Cântico do irmão Sol - A penúltima estrofe, sobre perdão e amor, escrita um ano depois, impediu o início de uma guerra civil.

6. Foi canonizado em 16 julho de 1228, por Gregório IX.

7. São Francisco de Assis e São Francisco das Chagas são a mesma pessoa - As chagas fazem referência ao momento no qual Francisco recebe em seu corpo as Chagas de Jesus, conhecidas também com estigmas, quando estava em profunda oração já no final de sua vida terrena.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Editora Santuário, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...