Notícias

Jornada Bíblica: do carvão ao mosaico

Capa de outubro da Revista de Aparecida traz detalhes da arte que está tornando o Santuário Nacional em ‘Casa da Palavra’.

Escrito por Família dos Devotos

05 OUT 2021 - 08H00 (Atualizada em 05 OUT 2021 - 09H54)

Thiago Leon Detalhe Obra Fachada (Thiago Leon)

Neste mês, você que faz parte da Família dos Devotos recebe em sua casa, por meio da Revista de Aparecida, alguns detalhes de um sonho que está se tornando realidade: o revestimento das fachadas do Santuário Nacional. A capa da edição de outubro representa o processo que vai desde o desenho em carvão, à aquarela e se transforma em mosaico, revelando a espiritualidade presente no trabalho do Pe. Marko Ivan Rupnik e de sua equipe de mosaicistas do Centro Aletti.

A arte na Revista de Aparecida

Neste ano, com o tema ‘Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela Aliança’, a Novena e Festa da Padroeira traz a essência da Jornada Bíblica e do estilo de arte de Pe. Rupnik. Inspirado nisso, também se deu o processo criativo da capa da Revista de Aparecida.




Logo no topo, a escrita ‘Revista de Aparecida’ mostra a transição entre o esboço em carvão, a representação mais detalhada em aquarela nas cores azul e dourada, finalizando em mosaico. “O processo [artístico] do Pe. Rupnik está estampado na capa inteira”, afirma o Coordenador de Comunicação da Família dos Devotos, Romulo Barros. “O manto e a coroa de Nossa Senhora são finalizados em mosaico, o próprio Santuário é estilizado em mosaico, mas nesse logo escrito ‘Revista de Aparecida’ foi onde a gente pôde mostrar esse processo, essa transformação da arte do Pe. Rupnik. (...) É como se fosse uma linha cronológica do processo [artístico]”, comenta.


Sobre a Jornada Bíblica

Com o objetivo de tornar a Casa da Mãe Aparecida em uma grande Bíblia a céu aberto, a ‘Jornada Bíblica’ nos convida a revestir-nos com a Palavra de Deus. Idealizada e estudada a partir de 2018, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, nossa caminhada de formação permaneceu graças à intercessão de Nossa Senhora Aparecida e à generosidade da Família dos Devotos.


Fachada norte: o início de um caminho de fé e vida

A evangelização tem início na fachada norte, com a representação do Livro do Êxodo. A aplicação dos mosaicos na superfície, ao fim, mostrará as cenas da vida de Moisés, a libertação do Povo Eleito do Egito e sua busca pela Terra Prometida.

A fachada Norte, porém, é só o início da Jornada Bíblica. As fachadas Sul, Leste e Oeste também receberão as cenas da Páscoa de Cristo, de Gênesis e de Apocalipse, respectivamente, tornando o Santuário Nacional em ‘Casa da Palavra e da Aliança’.


Reprodução - Jornada Bíblica


Muito mais do que uma obra física, que todos podem ver e apreciar, a aplicação dos mosaicos é uma verdadeira catequese. A Família dos Devotos torna tudo isso possível, pois permanece fiel ao compromisso de servir, por amor a Nossa Senhora Aparecida, ajudando-nos a evangelizar a partir do Santuário Nacional. Faça parte você também!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.