Notícias

A Eucaristia alimenta a vida da família de Deus!

Escrito por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.

27 JUN 2022 - 17H50

Thiago Leon

A Constituição Conciliar Sacrossanto Concílio, primeiro documento do Concílio Vaticano II, que buscou tratar da vida litúrgica da Igreja e a urgente necessidade de sua renovação, afirma que a liturgia é a fonte e o cume de toda a vida cristã. Nessa máxima já conseguimos compreender que a Eucaristia ocupa um lugar central na experiência da vida cristã. Ela é o alimento principal, que nos motiva a viver a fé de um modo ativo, consciente e pleno.

Desde as primeiras horas do cristianismo a comunidade dos discípulos de Jesus celebrou a eucaristia. São muitos os testemunhos que nos apontam que no oitavo dia ou no domingo os cristãos se reuniam para a fração do pão, celebrando assim a memória da Ressurreição do Senhor.

Um dos mais belos testemunhos que encontramos é o de São Justino, no qual a Igreja, no seu processo de renovação litúrgica, encontrou um caminho para pensar o rito da missa renovado.

Justino narra que no oitavo dia os cristãos se reuniam para escutar a Palavra do Senhor, meditá-la e rezá-la. Depois apresentavam a oferta de pão e de vinho. Sobre essas ofertas rezava-se a oração de ação de graças, que por ação do Espírito de Deus transformava o pão e o vinho em corpo e sangue do Senhor. No final aqueles que podiam depositavam aos pés do altar as ofertas que deveriam ser divididas entre os necessitados.

Esse testemunho nos aponta que a Eucaristia desde o princípio foi uma reunião familiar. Momento oportuno para se alimentar a fé, com o escopo de vivermos uma vida cristã, que seja profecia de novos tempos. Desse modo, em tempos onde muitos procuram desconsiderar o valor da Eucaristia é papel nosso, como discípulos de Cristo, testemunhar a todos que nela está todo o ponto de chegada e o ponto de partida, para uma autêntica vida cristã. Nela sempre encontraremos, como família de Deus, uma fonte perene de espiritualidade.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.