Notícias

Conheça Pe. Rupnik, responsável artístico pela obra de revestimento das fachadas

Escrito por Família dos Devotos

07 MAR 2022 - 09H45 (Atualizada em 23 MAR 2022 - 15H27)

Thiago Leon

Fonte: Wilma Tommaso - Revista de Aparecida

Padre Rupnik, sacerdote jesuíta, teólogo, artista, escritor, é esloveno nascido em Zadlog em 28 de novembro de 1954. Em 1973 entrou no seminário da Companhia de Jesus, em 1977 inicia o curso na Academia de Belas Artes de Roma, e em 1985 foi ordenado sacerdote. Desde 1991 vive e trabalha em Roma, no Centro de Arte Espiritual Aletti.

Desde criança gostava de desenhar. No 1º ano da Academia de Belas Artes já recebeu o primeiro prêmio como artista contemporâneo dos muitos que receberia na Europa e nos EUA.

O talento artístico foi descoberto, de forma mais séria, pelos primeiros mestres jesuítas. Um dia, porém, diante do sucesso que fazia expondo em academias, foi à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, ofereceu definitivamente a Deus as tintas, as espátulas, os pincéis, convencido de que a liberdade interior é a verdadeira arte que deve ser conquistada. Momento de conversão importante que marcou para sempre sua vida, fato que Padre Marko atribui à direção espiritual do Cardeal Tomáš Špidlík (1919-2010), um dos maiores especialistas na espiritualidade do Cristianismo Oriental.

Junto ao Centro Aletti executou mais de 200 obras em mosaico nos cinco continentes. Há obras nos importantes santuários marianos de Fátima (Portugal) e Lourdes (França), na Igreja de São Pio de Pietrelcina em San Giovanni Rotondo (Itália), o Santuário Nacional de Washington, EUA e no Brasil, a Catedral de Santa Maria Mãe de Deus na cidade de Castanhal-PA (2014-2017).

Fonte: Wilma Tommaso - Revista de Aparecida - março 2022

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.