Notícias

Somos Igreja: Família de Deus e Família dos Devotos!

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

31 MAI 2022 - 23H55

Fábio Colombini

A fé cristã ensina que, através do Batismo, passamos a fazer parte da Igreja, que é a Família de Deus. O sacramento batismal nos insere na vida nova do próprio Cristo, que morreu e ressuscitou para a salvação de todos. Nele, nos tornamos filhos e filhas amados de Deus. Somos Igreja quando assumimos com alegria a missão de anunciar o Evangelho, em busca da fraternidade, da justiça e da promoção humana.

Além de marcar nossa identidade de fé, o Batismo estabelece e reforça laços de responsabilidade para com o próximo. O Livro dos Atos dos Apóstolos lembra que o ser cristão inclui valores imprescindíveis: os cristãos eram perseverantes na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Viviam bem unidos, repartiam os bens e eram estimados por todo o povo (cf. At 2,42-47).

Somos a Igreja de Cristo quando somos capazes de enxergar o outro como irmão e amigo, nunca como adversário, inimigo ou concorrente. Na Igreja, ninguém é estrangeiro, ninguém pode ser ignorado ou esquecido porque somos uma família: somos a Família de Deus! A Igreja Católica sempre acolheu as crianças para o Batismo. Quando alguém se convertia, não apenas a própria pessoa, mas toda a sua casa, toda a sua família era acolhida nos ritos batismais. Ao lado da Eucaristia, o Batismo é por excelência o sacramento da Família de Deus!

:: Amamos Maria: Somos a Família dos Devotos ::

Assim como o Batismo nos insere na Família de Deus, a verdadeira devoção a Nossa Senhora Aparecida nos faz membros da Família dos Devotos. Nossa missão é construir este querido Santuário, transformando a Casa da Mãe num pedacinho do Céu. Somos Família dos Devotos porque somos de Deus e porque a Ele pertencemos! Maria é Mãe de Deus e Mãe da Igreja! Onde está Maria, aí está a Igreja, a Família de Deus. Ela nos dá a segurança de onde encontrar a Igreja de Cristo!

Nossa gratidão e carinho a você que, não sem esforço, mantém nossas obras de educação e de assistência social. Obrigado por colaborar mensalmente com as obras de evangelização da Basílica de Aparecida. Cuidar da Casa de Nossa Senhora é a missão que de Deus nós recebemos. Porque somos Família dos Devotos, queremos fazer com que este Santuário, que já está entre os maiores e mais queridos Santuários Marianos do mundo, continue irradiando a luz e o carinho de Deus para outras famílias.

Sempre presente na Família dos Devotos, a ação do Espírito vai além dos limites da própria Igreja, até atingir homens e mulheres de boa vontade. Onde quer que se faça o bem, a justiça e a paz, o Espírito Santo está agindo porque Ele é a origem de toda forma de perfeição e bondade.

:: Pentecostes, Corpus Christi e a vida segundo o Espírito ::

Somos Família dos Devotos e queremos fazer a Igreja de Cristo crescer. Cinquenta dias depois da Páscoa, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, encerrando o assim chamado tempo pascal na liturgia cristã. Ao celebrar a vinda do Espírito Santo, Pentecostes coroa o mistério pascal e marca o grande dom do Cristo Ressuscitado. Em seguida a Igreja celebra a solenidade de Corpus Christi, festa que destaca a presença real de Cristo na Eucaristia.

Uma das mais belas orações dirigidas ao Espírito Santo é chamada Sequência de Pentecostes. Rezada na solenidade que marca a vinda do Espírito Santo, esse hino destaca as inúmeras qualidades, ações e características do Espírito de Deus. A beleza da Sequência de Pentecostes é, sobretudo, lembrar que o Espírito Santo é o “Pai dos pobres”, capaz de nos purificar e abençoar!

Outra oração muito querida e conservada pela Tradição litúrgica do catolicismo é chamada Veni Creator Spiritus (Vem, Espírito Criador). Vibrante e alegre, esse antiquíssimo hino recorda que o Espírito Santo nunca vai deixar de acompanhar a vida da Igreja, conduzindo corações na direção do amor fraterno, orientando bons propósitos e inspirando ações concretas de caridade e justiça social.

Convidamos você, querido devoto, a visitar o Santuário Nacional para rezar conosco! Organize sua romaria a Aparecida e venha agradecer a Deus pelos benefícios recebidos. Agora é tempo de gratidão. A Casa da Mãe Aparecida está de coração e portas abertos para receber você e sua família. Convocado pelo Papa Francisco, o Ano da Família está chegando ao fim. Não deixe de trazer sua família ao Santuário Nacional para suplicar e receber abundantes bênçãos de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.