Notícias

“Vocação: Graça e Missão” é o tema do Ano Vocacional 2023!

Pela terceira vez, e sempre com muita alegria, a Igreja do Brasil celebra o “Ano Vocacional Nacional”.

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

01 NOV 2022 - 08H17 (Atualizada em 17 NOV 2022 - 12H04)

João Pedro Ribeiro

Foi assim em 1983, em 2003 e agora em 2023! A cada 20 anos renovamos a alegria de celebrar nossa vocação: este especial chamado que de Deus nós recebemos.

Começando no dia 20 do mês de novembro deste ano, a partir da Solenidade de Cristo Rei, até o dia 26 de novembro de 2023, vamos unir preces e corações por mais um ano vocacional. Na companhia de Maria, renovamos a certeza de que nossa vocação é amar e servir. A Família dos Devotos é especialmente convidada a renovar sua vocação de construir e manter a Casa da Mãe Aparecida.

No início de mais um ano dedicado às vocações, gostaria de dar um testemunho muito pessoal: também a minha vocação sacerdotal e religiosa foi despertada no contexto do Ano Vocacional Nacional de 1983. Ainda na adolescência, aquele primeiro Ano Vocacional incentivou-me a servir a Igreja de Cristo como missionário redentorista.

A dimensão missionária do chamado de Deus

O tema escolhido para o novo Ano Vocacional Nacional nos faz entender a dimensão missionária do chamado de Deus: “Vocação: Graça e Missão”. A iniciativa é da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Sob a responsabilidade de Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS), o Ano Vocacional traz como lema a passagem bíblica dos discípulos de Emaús: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13- 35), que nos inspira a renovar o ardor vocacional e a disponibilidade para o serviço missionário à luz da Palavra de Deus.

Ao falar da importância desse evento eclesial para a Igreja do Brasil, Dom João Francisco Salm, lembra que “toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”.

A Comissão Central do Ano Vocacional orienta que o tema deve ser refletido e celebrado “no seu sentido mais profundo e mais amplo (abrangente), pessoal e comunitário”. O Cartaz do 3º Ano Vocacional do Brasil exprime o coração inflamado pelo Espírito que se coloca em saída como resposta ao chamado de Deus.

Com Maria, nossa vocação é amar e servir

Desejamos que o Ano Vocacional ajude a Família dos Devotos a acolher o chamado de Jesus como graça, na perspectiva do amor e do serviço. Que tenhamos novas oportunidades para nos fortalecer como uma família que reza, cuida, acolhe, constrói e evangeliza! Desejamos ainda que, na companhia de Maria, mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, numa verdadeira jornada rumo à construção de uma Igreja verdadeiramente missionária!

O primeiro compromisso vocacional da Família dos Devotos é cuidar da “Casa da Mãe”. Recebemos de Deus essa missão. Somos agradecidos a vocês que nos ajudam a construir e a edificar este grande Santuário. Agradeço, de coração, o especial carinho que a Família dos Devotos manifesta pelo Santuário Nacional, especialmente por meio da doação mensal.

Todos nós que fazemos parte da Família dos Devotos recebemos de Deus a missão de cuidar da Casa da Mãe! Essa é nossa vocação e, carinhosamente, assumimos esse compromisso de fazer do Santuário de Aparecida um pedacinho do Céu.

A vocação do Santuário Nacional é construir vidas, promover esperança e fazer deste mundo um lugar melhor e mais feliz para todos, especialmente para os mais pobres.

Através do amor a Nossa Senhora tomamos consciência da nossa própria vocação, do chamado que Deus dirige a cada um de nós. Ele nos convida a fazer parte da Igreja de Cristo e da Família dos Devotos.

Se você ainda não faz parte da Família dos Devotos, clique aqui e faça seu cadastro!

A Mãe Aparecida conta com você.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.