Nós todos pertencemos à Igreja de Jesus Cristo, na qual muitos se santificaram e, por isso, temos inúmeros exemplos que nos inspiram com suas vidas e histórias em nossa busca pela santidade também. Como é bom participar dessa procissão dos santos e santas de Deus que, de dentro da aventura humana do viver cotidiano, rumaram com alegria para o encontro com o Santo dos Santos, assumindo sua fé e o dinamismo de vida que dela brota. É muito salutar e animador participar desta Igreja que gera santidade para o mundo!
E dentre essa bonita imensidão de modelos de santidade que a Igreja nos propõe, a partir do reconhecimento público e oficial que faz, figura com luminosidade singular a biografia santificada de Santo Afonso Maria de Ligório – fundador da Congregação do Santíssimo Redentor – dos Missionários Redentoristas. Um homem de vida cristã exemplar, porque demonstrou em todo momento da sua existência ser um apaixonado pelo Santíssimo Redentor. Foi esse mesmo amor que o levou a fundar um grupo missionário que pudesse anunciar o quanto Deus ama a humanidade a ponto de oferecer a ela seu próprio Filho, pois somente Nele é que temos a Redenção Copiosa, Abundante!
Afonso, ao colocar todos os seus talentos e dotes a serviço de Deus e dos irmãos, foi delineando um caminho de vida que não somente o santificava, mas que se tornava um acesso à santidade para todas as pessoas. Essa é seguramente a maior contribuição que ele oferece a todos nós, ou seja, sua sabedoria teológica é sempre exercitada em chave pastoral, pois visa alcançar o coração do povo e fazê-lo unido a Deus no cotidiano da vida! De modo que ele reforça e esclarece que toda a santidade consiste em amarmos a Jesus Cristo, mas não de uma maneira idealista ou somente na linha do desejo, mas que seja uma prática, isto é, comprovada a partir do nosso amor ao próximo. Eis uma possibilidade que está ao alcance de todas as pessoas. Pois nada poderá ser considerado obstáculo para que isso aconteça na vida concreta e real das pessoas de todas as classes sociais. Assim, Afonso evita qualquer risco de elitismo espiritual ou de exigências extravagantes para se buscar, viver e alcançar a santidade. Ele próprio trilhou este caminho sendo um bom cristão, e quando jovem já se dedicava ao apostolado em favor dos que sofriam; vivendo com seriedade, honestidade e dedicação sua vida de estudos e sua profissão; depois, como fundador de uma família religiosa formada para anunciar aos pobres a boa nova do Evangelho de Jesus Cristo. Eis, portanto, um caminho simples, mas autêntico de santidade!
Em suma, mais do que ter somente admiração à distância pelos santos, devemos saber que podemos contar com a intercessão deles para que, também nós, vivamos a experiência da santidade de vida. E de maneira muito simples e concreta – amando a Deus e aos irmãos e irmãs! E Santo Afonso é para nós um sinal palpável dessa santidade feita vida no mundo!
Nosso coração deve ser também um presépio
Santo Afonso afirmou: “Muitos cristãos costumam preparar com bastante antecedência em suas casas um presépio (...), mas há poucos que pensam em preparar seus corações, a fim de que o Menino Jesus possa neles nascer e repousar”.
Os 130 anos da presença Redentorista em Aparecida
Esta história bonita e mais que centenária é carregada de muita garra, muita fé e muita entrega de vida e de sonhos.
Fé e vida: a vida na Bíblia e a Bíblia na vida!
Para todos nós que buscamos conhecer e valorizar a Palavra de Deus o ensinamento alfonsiano é muito útil e pertinente fazer dela o nosso guia e a alma do nosso agir.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.