Por Jornal Santuário Em Notícias

Dom Jaime Spengler fala sobre Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Neste primeiro dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler explicou sobre possíveis revisões das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE).

Durante a primeira coletiva de imprensa, ele relatou aos jornalistas que é de costume a assembleia rever ou elaborar novas diretrizes. “Foram elaboradas algumas sugestões no sentido de que se mantivesse estruturas das diretrizes em vigor e se procurasse então fazer uma distinção dos capítulos três e quatro, e, por fim, que se considerasse o magistério recente da Igreja, especialmente a Exortação Apostólica (Evagelii Gaudium).

Dom Jaime também explicou sobre o termo Diretrizes Gerais. “São indicações, perspectivas gerais para ação evangelizadora da Igreja do nosso imenso Brasil, marcado por tantas diferenças. Serve de ajuda, de auxilio, de indicação e orientação, para as igrejas locais nas elaborações de seus possíveis projetos pastorais.”

A estrutura das diretrizes está marcada por quatro capítulos em vigor. O primeiro deles tem um direcionamento a partir de Jesus cristo, que é a carência primeira da Ação Evangelizadora na Igreja, o segundo capítulo trata das marcas de nosso tempo, as situações que se apresentam na Igreja e sociedade, no contexto brasileiro, o terceiro capítulo, apresenta as urgências da Ação Evangelizadora e o quarto capítulo fala sobre perspectivas de ação.

Nas diretrizes anteriores existia também um quinto capítulo, onde se apresentava alguns possíveis passos metodológicos no processo de elaboração de planos pastorais. “Nós ainda não sabemos se esse quinto capítulo vai ser um anexo ou se vai ser indicado um quinto capítulo com essas apresentações práticas. É uma decisão que a assembleia vai tomar hoje ou amanhã”, apresentou o arcebispo.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.