Por Pe. Leandro Luís Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 SET 2017 - 15H04

Como descobrir a Vontade de Deus no caminho espiritual

"Procurar somente a Deus, ver Deus em todas as coisas, isto é tornar-se superior a todas as coisas humanas", afirma São Gaspar Bertoni. Neste artigo, estimado jovem de Nossa Senhora, quero ajudar você a crescer confiante no cumprimento da vontade de Deus que nos chama à vida plena.

caminhar_com_deus

Nem sempre é fácil fazer a vontade de Deus. Nem sempre sabemos como distingui-la em nosso ser. Em primeiro lugar, é necessário o discernimento na súplica ao Espírito Santo, pois, muitas vezes, corremos o risco de confundir os desejos e impulsos pessoais com a vontade do Senhor. Aquilo que desejamos é o que Ele nos pede? Nem sempre! Por isso, a sabedoria intercalada com a prudência e o bom senso, alimentados de discernimento, são fundamentais na caminhada espiritual de jovens que se dispõe a servir ao Senhor.

Para cultivar uma horta, é necessário saber a época certa do plantio de cada hortaliça, caso contrário, a produção será comprometida. No campo espiritual acontece o mesmo processo. Para se vivenciar aquilo que Deus inspira em nosso coração, é preciso saber o que Ele reserva para cada etapa da nossa existência.

E como descobrir o que Deus deseja?

A todo o momento Ele fala com o ser humano por meio de sinais concretos no dia a dia. Fala pela sua Palavra na Bíblia. Conversa conosco pela oração. Dialoga por meio da atitude contemplativa que somos chamados a exercitar. Deus expressa seu desejo para nossas vidas através da convivência com as pessoas, nos momentos e situações variadas da existência.

Não se deve esperar que um anjo apareça e diga: "Você deve fazer isto, pois esta é a vontade do Senhor!" Deus usa de situações, pessoas e acontecimentos para se comunicar conosco, tal como visto acima. Cultivar a consciência limpa coopera e muito com o amadurecimento da vontade de Deus para nós. Assim eliminamos obstáculos ao discernimento.

Olhar a vida com o coração e a consciência abertos para a presença do Senhor é o primeiro passo para um discernimento espiritual. Rezar com insistência e com perseverança também ajuda. Somente quando abrimos as portas do coração para os sinais da presença de Deus no cotidiano conseguiremos ver e ouvir o que Ele pede de nós.

 

Olhar a vida com o coração e a consciência abertos para a presença do Senhor é o primeiro passo para um discernimento espiritual. 

Vê-Lo nas diversas situações da vida é também um passo significativo para o crescimento espiritual. Notar a presença do Senhor na natureza pode desenvolver uma sensibilidade enorme no campo espiritual. Mas, saber reconhecer essa presença também em um sorriso, numa lágrima, em uma situação de luto, diante de uma enfermidade e quando passamos por sofrimentos, é atitude que comprova que estamos no caminho certo.

Quando se fala em luto e enfermidade, ter discernimento para notar a presença do sagrado é extremamente importante. Deus não deseja o sofrimento do ser humano, e isso seria contrário à Sua natureza amorosa, pois "Deus é amor". Sua presença no luto é garantia de que Ele não abandona seus filhos em nenhum momento, nem mesmo na doença, quando Ele se faz presente ao lado do doente, dando-lhe forças para que possa carregar a cruz na dor com paciência.

Deus Pai está presente em cada situação, sendo auxílio, conforto, sustento, vigor e paz. Na trajetória de nossa juventude, Deus caminha ao nosso lado e nunca nos abandona. Quem nunca passou por uma experiência dolorosa?

Abrir o coração à presença divina é encontrar-se com o Amor visível, verdadeiro presente que o Pai do Céu doou para nós seus filhos e filhas.


Escrito por
crescendo na fé revista jovens de maria
Pe. Leandro Luís

Padre na Arquidiocese de Pouso Alegre

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Leandro Luís, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...