O aparecimento da imagem negra coberta de barro às margens do Rio Paraíba do Sul pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia evidenciou a simplicidade com que a Mãe de Deus veio em terras brasileiras.
Logo após o milagre dos peixes, os pescadores preferiram passar primeiro na casa de Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, para entregar a cabeça e o corpo da Imagem.
Leia MaisCuriosidades da Sala das Promessas: a fé que move montanhasEla, com cuidado, reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora pelo milagre, que foi contado pelo povoado, aquecendo o coração dos moradores em uma nova devoção que, religiosamente, se encontrava todos os sábados para prestarem homenagens à Imagem.
A fé se espalhou por todo o povoado, no qual a cidade foi batizada como Aparecida, a capital mariana da fé. O local de peregrinação deveria condizer com o tamanho da fé dos devotos que, contagiados com milagres e bênçãos da Mãe Aparecida, sonhavam, com esperança, com um santuário.
Em 24 de junho de 1888, foi inaugurada a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’, hoje denominada Basílica Histórica. Porém, com os anos, ela passou a não comportar mais todos os fiéis que procuravam pelo local para agradecer e visitar a Mãe Aparecida.
Assim, em 11 de setembro de 1946, ou seja, 78 anos atrás, foi dado início ao projeto do que seria o maior Santuário Mariano do mundo, a partir do lançamento da Pedra Fundamental no Morro das Pitas, em Aparecida (SP). Neste dia, foi presidida a primeira Missa no local, pelo Cardeal de São Paulo na época, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta.
O Santuário Nacional de Aparecida que você conhece atualmente, que recebe milhares de devotos que trazem em seu coração tantos pedidos, agradecimentos e milagres, só foi construído diante da força da devoção a Mãe de Jesus, que se espalhou grandiosamente pelo país, se tornando um pedacinho do céu para os peregrinos que aqui buscam e encontram esperança!
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Lições de São Jerônimo para aplicar no seu dia a dia!
Como São Jerônimo, seja dedicado, perseverante e com uma conduta exemplar!
Estou triste, o que posso fazer? 6 dicas para se sentir melhor!
Confira 6 movimentos interessantes para evitar que a tristeza domine todos os seus dias. Bora ler?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login