Por Jovens de Maria Em Notícias

Estudantes organizam Café Teológico em São Paulo

cafe_teologico_02Para quem não pode participar, essa iniciativa vem sempre como um exemplo de atividade para os jovens. Nesta quinta-feira, 21, acontece mais uma edição do ‘Café Teológico’ no Campus Pio XI do Centro Universitário Salesiano (Unisal) em São Paulo. O evento reúne jovens para promover debates e sobre a importância da Teologia na formação das consciências.

Com o tema "Lugares humanos, lugares sagrados – A antropologia da religião em diálogo com outros saberes", o evento tem o objetivo de mostrar que a Teologia tem muito a colaborar para o desenvolvimento e a complementação da compreensão dessas outras ciências, bem como para uma melhor reflexão sobre os problemas que afligem a sociedade.

O Café Teológico foi idealizado pelo seminarista da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, Mario Roberto de Mesquita Martins. Ele conta que ficou muito sensibilizado com um pronunciamento do Papa Francisco na JMJ Rio 2013, em que dizia:

“Penso que podemos aprender com o que aconteceu nesses dias. Como tivemos que cancelar, devido ao mau tempo, a realização desta vigília no Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, não estaria o Senhor querendo dizer-nos que o verdadeiro Campo da Fé, o verdadeiro Campus Fidei, não é um lugar geográfico, mas somos nós? Sim, é verdade. Cada um de nós, cada um de vocês, eu, vocês, todos. Que ser discípulos missionários significa reconhecer que somos Campos da Fé de Deus. Por isso, a partir da imagem do Campo da Fé, pensei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira, o campo como lugar onde se semeia;
a segunda, o campo como lugar de treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras.”

Inspirado por essa reflexão do Papa Francisco e em contato com outros alunos do curso de Teologia da Faculdade de São Bento e de outras instituições, o Seminarista enxergou o potencial evangelizador de um projeto que buscasse estabelecer uma ponte entre Teologia e ciências modernas, contando ainda com a orientação dos professores Domingos Zamagna e Alexandre Awi.

Participantes do primeiro evento, que teve como tema Universidade e Teologia, já confirmaram presença para esta edição.

Para mais infomrções e inscrições, basta acessar o site www.unisal.br/teologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.