Por Jovens de Maria Em Notícias

Jornada Diocesana da Juventude: Baixe o subsídio e entenda a proposta de 2015

jdj

A Comissão para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acaba de lançar o subsídio para a Jornada Diocesana da Juventude de 2015. Agora, a juventude católica do país já pode se preparar para este evento que dá continuidade ao espírito da JMJ.

Por meio do subsídio é possível se aprofundar nos temas deste ano, encontrar reflexões e propostas para concentrações com os jovens, reunindo as expressões que atuam na evangelização da juventude, em clima de unidade e em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade. Clique aqui para acessar o subsídio.

Para 2015, o tema da Campanha da Fraternidade é  “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).

Por meio da JDJ, a Igreja no Brasil quer estimular as dioceses a promoverem a vida da juventude, conduzindo os jovens a uma real experiência de fé e estimulando-os a irem ao encontro daqueles jovens que estão com o coração ferido. Ainda através do subsídio, é possível encontrar algumas respostas sobre o evento. Confira abaixo algumas respostas retiradas do documento:

O que é a Jornada Diocesana da Juventude - A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas locais no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações” (Carta de São João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado em Czestochowa, Polônia)

Quando pode ser celebrada a JDJ - A data tradicional da celebração da Jornada Diocesana da Juventude é o Domingo de Ramos. Nela, os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos nas mãos, montado em um jumentinho. O ideal é que seja realizada neste dia, desde que não fira a participação dos jovens nas celebrações da Semana Santa em suas comunidades paroquiais. Se isto ocorrer, pode-se celebrar na tarde do dia anterior, ou em outra data apropriada, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

Como organizar a JDJ - A Jornada Diocesana da Juventude é uma atividade da Igreja Jovem, e como tal, precisa ser preparada pelas forças vivas da Juventude das dioceses. O processo de construção coletiva é fundamental, especialmente com a presença efetiva e comunhão dos movimentos, pastorais, novas comunidades e congregações que trabalham com jovens. E deve acontecer com envolvimento dos grupos de base e, o quanto possível, com os grupos de crisma. Na preparação de uma JDJ é preciso considerar: 1) O estudo do tema pelos jovens da diocese; 2) A preparação do dia do evento. As duas últimas partes deste subsídio contemplam estes dois “pilares” da preparação da JDJ.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.