A Pastoral da Juventude de Pompeia, na Itália, iniciou nesta semana uma iniciativa chamada “KeepLent”, que anuncia e promove reflexões sobre o Evangelho nas redes sociais durante o período quaresmal. A primeira mensagem foi de Papa Francisco.
O nome “Keep Lent” vem do slogan “Keep Calm” (“mantenha a calma”, em inglês) que viralizou nas redes sociais, sendo que o significado da iniciativa italiana significa “Observe a Quaresma” em tradução livre.
A ação, que teve início em 2015, volta na Quaresma de 2016 com duas grandes novidades. A primeira é a plataforma utilizada para o envio de mensagens que, antes, era feito por meio do app WhatsApp e, neste ano, acontece por meio do app Telegram.
Assim, todas as manhãs (no fuso horário italiano), os inscritos recebem um trecho do Evangelho do dia e uma mensagem de voz, com cerca de um minuto e meio, refletindo sobre o texto.
A segunda novidade é que, inaugurando extraordinariamente a edição 2016, o KeepLent teve como primeira mensagem uma reflexão de Papa Francisco. Na sequência, caberá a sacerdotes, catequistas e educadores da Ação católica italiana, professores de ensino religioso, responsáveis por movimentos e associações e integrantes da Pastoral Jovem, fazer as reflexões.
Além disso, em todos os domingos da Quaresma, o comentário do Evangelho será feito por Dom Tommaso Caputo, arcebispo de Pompeia, com as ilustrações de Padre Giovanni Berti.
Como participar – Se você quiser receber as mensagens do KeepLent, basta baixar o app Telegram em seu smartphone, pesquisar o canal @PGPompei e clicar em “entrar”. Automaticamente, você receberá os trechos do Evangelho e reflexões. Mas, se você preferir, as mensagens também podem ser acessadas na página oficial da iniciativa no Facebook. Lembrando que todas as mensagens são postadas em italiano, sem tradução.
Confira a mensagem do Papa Francisco
Caros jovens,
Jesus disse aos seus discípulos “estejam atentos em não praticar a vossa justiça diante dos homens para serem admirados por eles”... “Quando dás esmola, não anuncie”... “O Pai que está nos céus e que vê os segredos te recompensará”.
A palavra de Deus nos dá a justa orientação para viver bem a Quaresma. Quando fazemos algo bom, às vezes somos tentados a receber apreciação e de ter uma recompensa: a glória humana.
Mas se trata de uma falsa recompensa, porque nos projeta em direção àquilo que os outros pensam de nós. Jesus nos pede para fazer o bem porque é bem. Pede-nos para sentirmo-nos sempre sob o olhar do Pai que está nos céus e para vivermos em relação a Ele, não em relação ao julgamento dos outros.
Viver na presença do Pai é uma alegria muito mais profunda do que uma glória mundana. O nosso comportamento nesta Quaresma seja, portanto, aquele de viver no segredo, onde o Pai nos vê, nos ama e nos aguarda.
Certamente, também as coisas exteriores são importantes, mas devemos sempre escolher e viver na presença de Deus. Façamo-lo na oração, na mortificação e na caridade fraterna aquilo que podemos, humildemente, diante de Deus. Assim, seremos dignos da recompensa de Deus Pai.
Boa Quaresma, que Nossa Senhora de Pompeia lhes guarde e, por favor, rezem por mim.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login