Por Jovens de Maria Em Notícias

Seminaristas iniciam Missão de Férias na Arquidiocese de São Paulo

5028brasao_saopauloDe 19 a 28 de julho, os seminaristas da Arquidiocese de São Paulo participam da Missão de Férias pela cidade. Os 73 estudantes do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição e o 5  diáconos transitórios viverão uma semana de missão em diferentes realidades pastorais da Igreja de São Paulo.

No domingo, 20, na Catedral da Sé, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, celebrou a missa de envio dos grupos que terão atividades junto ao Povo de Rua,  Pastoral Carcerária, no Hospital Emílio Ribas e na própria Catedral.

Outros grupos de seminaristas foram enviados em missão em algumas paróquias da Arquidiocese – Santa Rita de Cássia e Paróquia Nossa Senhora do Retiro  (Região Brasilândia); Nossa Senhora Das Graças  (Região Belém); Nossa Senhora do Monte Serrat (Região Sé); Santa Domitila (Região Lapa); Santa Ângela e São Serapião (Região Ipiranga); São Marcos (Região Santana). Durante essa semana, os seminaristas visitarão famílias, casas de reposuo, obras sociais, presídios, entre outos locais.

Índole missionária

O formador responsável pela organização da missão, padre José Adeildo Machado, vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, explica que este ano, os seminaristas fazem a experiência missionária iluminados pelos versículo bíblico. "Deus habita esta cidade" (Sl 47, 9), que também foi lema do centenário da Arquidiocese e, 2008.

“Desejosos de ser uma ‘Igreja testemunha de Jesus Cristo na cidade’ (tema do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo)', essa missão  tem a índole de viver essa dimensão salvífica, sendo uma Igreja em saída", ressalta o Formador.

Padre Adeildo também destaca que para o bem da Igreja, essa dimensão missionária deve estar sempre bem viva na consciência de seus filhos, sobretudo, daqueles que serão futuros pastores na arquidiocese.

Ainda de acordo com padre Adeildo, a missão cria o espírito para uma “Igreja em estado permanente de missão”, a qual todos são convidados a entrar para viver uma índole missionária.

“É desejo da formação dos futuros padres da Arquidiocese de São Paulo ser cada vez mais uma Igreja missionária, ouvindo o mandato de Cristo: ‘Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ (cf. Mt 28, 19-20)”, explica o Padre.

Planejamento

Desde 2013, essa edição da Missão de Férias tem sido planejada nas reuniões de dom Odilo com os formadores.

Foram realizadas várias reuniões preparatórias com os próprios seminaristas e os padres que iriam acolhê-los. Os bispos auxiliares também foram envolvidos nessa preparação, indicando as paróquias das respectivas regiões episcopais que cada um acompanha.

Após a missão, haverá um encontro de avaliação e partilha das experiências vividas nas atividades. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.