Por Redação A12 Em Brasil

Saiba a importância da doação de medula óssea

doa medula - 940X200

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

As pessoas qu precisam de doaçãpo de medula são pacientes com produção anormal de células sangüíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, entre outras.

As chances de compatibilidade entre doador e paciente é de 35% entre doadores parentes e de 0,1% entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor.

Se não houver doador compatível entre parentes inicia-se a busca de um doador num Banco de Medula Óssea. O Banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

Quando no banco é encontrado um doador compatível o próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação e então ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou de alimentação.

Os doadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São feitas de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspirar a medula. Menos de 10% da medula pe extraido. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento. Os doadores costumam relatar um pouco de dor no local da punção.

No paciente receptor da medual depois de um tratamento que destrói a própria medula, ele recebe a doação por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.

Algumas campanhas são realizadas para aumentar o número de doadores cadastrados no banco de medula.


 

                                 

Saiba mais sobre a doação de medula: Passo a passo para ser doador.

Procure o hemocentro mais próximo e faça o seu cadastro: Lista de endereços dos hemocentros corrdenadores do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...