NOTÍCIAS
Notícias

Entrevista: Psicóloga fala sobre a Campanha Setembro Amarelo

Bárbara Ramos fala sobre a busca pela valorização da vida e a prevenção ao suicídio

Escrito por A Rádio POP

27 SET 2023 - 16H17 (Atualizada em 28 SET 2023 - 08H03)

Reprodução Rádio Pop

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, ao bem-estar mental e a valorização da vida. A Campanha teve início no Brasil em 2015 e visa a conscientização da sociedade sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Em entrevista ao Jornal Regional, a Psicóloga Bárbara Ramos, falou sobre essa triste realidade que atinge o mundo todo, ressaltando a importância da informação e orientação para a população.

“Quanto mais a gente conseguir conversar sobre o suicídio, sobre a saúde mental, esse conhecimento vai sendo ampliado e a gente precisa que chegue a todas as pessoas possíveis. Quando a gente trata isso de uma forma cuidadosa, de uma forma terapêutica, com um olhar para o cuidado do outro, essa transformação vai poder acontecer na sociedade, quebrando preconceitos, olhar de julgamento e trazendo mais acolhimento, que é tudo que as pessoas que estão em estado de sofrimento psíquico precisam.”

A psicóloga acrescentou ainda a importância do tratamento individualizado de cada pessoa, com base em suas próprias características e vivências, sempre acompanhado de um profissional. Mas relatou alguns sinais de alerta, que todos, podem observar e tentar identificar em algum amigo ou familiar que esteja passando por sofrimento psíquico.

“Estar atento e observar o embotamento afetivo, quando a começa a se fechar e fica muito retraída, evitando interações sociais, até mesmo as interações sociais saudáveis. Esse é um dos grandes sinais, o fechamento para as relações sociais, o isolamento. Outro sinal é a falta de autocuidado, até os cuidados com higiene pessoal e o outro é a fala. Observar muito a fala de dor, a fala de sofrimento.”

Para a psicóloga, é preciso fornecer espaços para que este assunto possa ser debatido, desmistificando o tema de saúde mental, na sociedade, nas comunidades e envolvendo as políticas públicas.

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

- Licitações do Plano Diretor de Macrodrenagem em Lorena são alvo de questionamentos do Ministério Público e prefeitura nega irregularidades;

- Justiça dá prazo de 72 horas para prefeitura se manifestar com providências para amenizar possíveis riscos à creche do bairro São Francisco em Aparecida;

- Canas segue com obras de macrodrenagem;

- Pindamonhangaba anuncia investimento de quase 30 milhões de reais para recapeamento de três vias estaduais;

- Vereadores de Guaratinguetá questionam decreto da Prefeitura sobre contenção de despesas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...