Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, ao bem-estar mental e a valorização da vida. A Campanha teve início no Brasil em 2015 e visa a conscientização da sociedade sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Em entrevista ao Jornal Regional, a Psicóloga Bárbara Ramos, falou sobre essa triste realidade que atinge o mundo todo, ressaltando a importância da informação e orientação para a população.
“Quanto mais a gente conseguir conversar sobre o suicídio, sobre a saúde mental, esse conhecimento vai sendo ampliado e a gente precisa que chegue a todas as pessoas possíveis. Quando a gente trata isso de uma forma cuidadosa, de uma forma terapêutica, com um olhar para o cuidado do outro, essa transformação vai poder acontecer na sociedade, quebrando preconceitos, olhar de julgamento e trazendo mais acolhimento, que é tudo que as pessoas que estão em estado de sofrimento psíquico precisam.”
A psicóloga acrescentou ainda a importância do tratamento individualizado de cada pessoa, com base em suas próprias características e vivências, sempre acompanhado de um profissional. Mas relatou alguns sinais de alerta, que todos, podem observar e tentar identificar em algum amigo ou familiar que esteja passando por sofrimento psíquico.
“Estar atento e observar o embotamento afetivo, quando a começa a se fechar e fica muito retraída, evitando interações sociais, até mesmo as interações sociais saudáveis. Esse é um dos grandes sinais, o fechamento para as relações sociais, o isolamento. Outro sinal é a falta de autocuidado, até os cuidados com higiene pessoal e o outro é a fala. Observar muito a fala de dor, a fala de sofrimento.”
Para a psicóloga, é preciso fornecer espaços para que este assunto possa ser debatido, desmistificando o tema de saúde mental, na sociedade, nas comunidades e envolvendo as políticas públicas.
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
- Licitações do Plano Diretor de Macrodrenagem em Lorena são alvo de questionamentos do Ministério Público e prefeitura nega irregularidades;
- Justiça dá prazo de 72 horas para prefeitura se manifestar com providências para amenizar possíveis riscos à creche do bairro São Francisco em Aparecida;
- Canas segue com obras de macrodrenagem;
- Pindamonhangaba anuncia investimento de quase 30 milhões de reais para recapeamento de três vias estaduais;
- Vereadores de Guaratinguetá questionam decreto da Prefeitura sobre contenção de despesas.
Pop nas Ruas leva programação para Praça Prado Filho de Cachoeira Paulista
Programação ao vivo na praça ofereceu serviços e informação à população.
Cantores que compartilham mais que laços sanguíneos
Aproveitando a comemoração do Dia da Família, separamos algumas famílias que compartilham mais que laços sanguíneos, compartilham a paixão pela música.
Top 10 das músicas mais ouvidas da 90.9 FM!
As 10 músicas que estão bombando na programação da 90.9 FM você confere no Vale Quanto Toca!
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.