A Justiça determinou o imediato afastamento do Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito, por 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias.
A decisão também pede a saída da Secretária de Planejamento, Mayara Figueiredo do Carmo. O afastamento acontece após a Justiça acatar a denúncia feita pelo Ministério Público, de acordo com a decisão judicial emitida pela Comarca de Aparecida.
Acusação
O Ministério Público apontou que, em dezembro de 2022, a prefeitura fez licitações de pregão eletrônico visando a contratação de serviços de hotelaria, hospedagem e transporte para realização do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais.
De acordo com a decisão judicial, as licitações para contratação desse serviço de hospedagem e também de transporte tiveram irregularidades, incluindo possíveis atos de improbidade administrativa.
Algumas questões colocadas são possíveis cláusulas que restringiriam a participação de outras empresas, problemas na obtenção dos orçamentos, prazo muito curto, objeto possivelmente superfaturado e também vínculos familiares com uma das empresas.
É citada ainda a possível atuação dolosa e que os serviços, apesar de terem sido pagos de forma integral, não foram prestados na totalidade, como informa o documento oficial. O processo não aponta o valor de um eventual dano aos cofres públicos. O receio, segundo a decisão, é que o citados Prefeito e a Secretário de Planejamento pudessem atrapalhar o andamento das investigações por possuírem cargos públicos.
Defesa
Antero Mendes Pereira Júnior, advogado do Prefeito Luiz Carlos de Siqueira, conversou com o repórter da Rádio Pop, Mário de Paula, e negou qualquer tipo de irregularidade por parte do gestor municipal, além de informar que o prefeito é maior interessado em esclarecer os fatos.
“O Prefeito não foi notificado ainda. Todos os atos processuais estão em pleno andamento e a defesa tem a dizer que não vê nenhum tipo de irregularidade em todas essas acusações que foram apontadas. Tudo isso vai ser objeto de comprovação durante a instrução do processo. O que a gente respeita, porém não concorda, é com o afastamento. Para o afastamento não há justa causa. Nós verificamos realmente que o prefeito não está prejudicando em nenhum momento a instrução do processo. Toda vez que foi perguntado sobre o processo, foi indagado sobre os documentos, ele de pronto apresentou as justificativas, encaminhou todos os documentos para a instrução do inquérito civil.”
O advogado ainda revelou que a defesa do prefeito está focada, nesse momento processual, no sentido de que não há prejuízo da manutenção do prefeito enquanto ele responde o processo.
“O prefeito não está praticando nenhum ato que possa prejudicar o acolhimento de provas, nada. Então, não tem porque ser afastado.”
Confira os demais destaques do Jornal Regional:
- Advogado de defesa nega irregularidades e diz que ele é o principal interessado em esclarecer os fatos;
- Vereador volta a apresentar denúncia sobre o tema e vice-prefeito aguarda notificação para assumir o cargo;
- Decisões da Justiça contemplam Ubatuba e São Sebastião com royalties do Petróleo;
- Projetos de concessão de bens públicos são votados hoje em sessão na Câmara de Pindamonhangaba;
- Guaratinguetá inicia período de anistia de multas e juros para impostos municipais;
- Defesa Civil do estado alerta para onda de calor no Vale do Paraíba.
Governo realiza pesquisa de satisfação com pacientes do SUS
Secretaria de Saúde do Estado realiza pesquisa para avaliar como os serviços de saúde estão funcionando na região.
Saiba mais sobre a Programação Cultural da Festa da Padroeira
A Novena e Festa da Padroeira está chegando e o Santuário Nacional se prepara para acolher milhares de devotos com uma programação cultural especial.
Tá na Pista com Dj Paulo LC com as melhores do eletrônico!
Dj Paulo LC mostra pra o que veio com uma playlist sensacional para agitar seu sábado!
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.