Por Andresa Custódio Em Notícias

13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio

Estúdio Rádio Aparecida

Em 2011, a Unesco declarou a data de 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. Sinônimo de companhia para as pessoas, o rádio é um meio de comunicação com mais de 90  anos no Brasil.

Ao longo do tempo, a tecnologia trouxe novos equipamentos para as emissoras de  rádio e elas podem ser ouvidas também pela internet, que é uma outra plataforma de  comunicação. Pelas ondas do rádio, os ouvintes recebem, em geral, informação e entretenimento,  assim como pela Rádio Aparecida, que ainda tem por missão principal, a evangelização. 

:: Ouça a Rádio Aparecida pela internet ::

Na comemoração dessa data, fique por dentro de alguns fatos e curiosidades sobre a Rádio Aparecida, que em 2017 completa 66 anos de história:

Fundação: A Rádio Aparecida foi fundada no dia 8 de setembro de 1951. O primeiro diretor foi o Pe. Humberto Pieroni. No mesmo ano foi criado o programa “Os Ponteiros Apontam para o Infinito”, que ganhou notoriedade com Pe. Vítor Coelho e está no ar até hoje, às 12h. 

Clube dos Sócios: Em 1955 foi criado o Clube dos Sócios. A primeira carteirinha de associado foi da cidade de  Maringá-PR. Com 60 anos de existência, o Clube dos Sócios é responsável pela manutenção da  Rádio Aparecida. 

Ditadura Militar: Durante a ditadura militar, a R.A. foi tirada do ar por 24 horas. Foi alegado pelo governo da época que um padre havia lido um discurso subversivo no seu programa. O discurso, na  verdade, era a Declaração dos Direitos do Homem, apresentado pelo Pe. Vítor Coelho de Almeida no programa  “Os Ponteiros Apontam para o Infinito”. 

Novo prédio: Em 1975 aconteceu a inauguração do novo prédio da Rádio Aparecida (atual instalação),  construído com os recursos técnicos mais modernos da época. O prédio foi construído  pensando no futuro, com espaço pensado para o advento da televisão. 

Pioneira no Vale do Paraíba: Na década de 1980, a Rádio Aparecida FM tornou-se pioneira no Vale do Paraíba na utilização  da tecnologia digital, apresentando um programa especial de Natal e Ano Novo com discos  laser (CDs). A R.A. foi a primeira no Brasil a usar a novíssima tecnologia S.C.A, uma frequência  paralela à de FM, somente recebida por aparelhos especiais e ideal para sonorização de  ambientes.

Rede Católica de Rádio: Em 1994 aconteceu a criação da RCR – Rede Católica de Rádio. A Rádio Aparecida é uma das  bases geradoras da Rede, que retransmite conteúdo jornalístico e religioso. 

TV Aparecida: No ano de 2005, o prédio da Rádio Aparecida abriu espaço para a TV Aparecida, inaugurada  no mês de setembro. 

Ondas Curtas: Em 2013, a Rádio Aparecida, por meio do Clube dos Sócios, investiu na troca dos  transmissores de Ondas Curtas. E dois anos depois, em 2015, aconteceu o retorno do sinal de  áudio da R.A. nas antenas parabólicas. 

Rádio, internet e mobile: Hoje, a Rádio Aparecida pode ser sintonizada nas Ondas Médias, Curtas, Tropicais e FM; pela  antena parabólica; e por meio de plataformas digitais: a12.com/radio ou baixando o aplicativo  com a palavra “Aparecida” (Apple Store / Google Play).

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.