Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 29 OUT 2019 - 10H20

Papa Francisco fala à Rede Aparecida a respeito de divulgação do Sínodo


Polyana Gonzaga
Polyana Gonzaga


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

Depois de três semanas de trabalhos intensos, chega ao fim o Sínodo para Amazônia. A missa de encerramento foi presidida no domingo de manhã pelo Papa Francisco e participaram da celebração os padres sinodais, representantes indígenas e os especialistas em terras amazônicas.

No sábado, ao final da tarde, um momento muito importante: todos pontos do documento final foram aprovados. O mínimo de votos necessários para a aprovação era de 120 votos a favor, ou seja, dois terços do total de 181 padres sinodais votantes. Os pontos que receberam menos votos foram o de sacerdotes homens casados, com 128 votos, e do diaconato para mulheres, com 137 votos.

Logo após o momento final da votação, a equipe da Rede Aparecida conversou com exclusividade com Cardeal Dom Cláudio Hummes, relator geral do Sínodo, que falou quais rumos serão tomados a partir de agora na região amazônica e quais os reflexos que isso poderá trazer para a igreja no Brasil e em todo o mundo. Ao mesmo tempo, o cardeal se mostrou bastante feliz com os resultados deste Sínodo.

Ouça também a fala exclusiva de Papa Francisco para a equipe da Rede Aparecida de Comunicação, em que ele destaca como deve ser a cobertura da imprensa daqui em diante sobre o Sínodo da Amazônia.

Dom Erwin Krautler repercute assuntos do Sínodo




Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

Uma das figuras mais representativas da Igreja Católica do Brasil na região Amazônica, Dom Erwin Krautler, que foi membro do Conselho Pré-sinodal, foi eleito no último sábado também como membro do Conselho Pós-sinodal.

Num balanço sobre o sínodo, que chegou ao fim neste domingo (27) no Vaticano, ele destacou o passo importante dado na Assembleia para uma igreja com rosto amazônico.

Dom Erwin ressaltou ainda a fala do Papa Francisco após a votação do documento final, de não parar em pontos específicos, mas destacar os diagnósticos levantados nos últimos dois anos sobre a Região Amazônica. Por fim, ele também se mostrou muito satisfeito com o resultado do Sínodo.

Entenda em que momento está o Sínodo para Amazônia

Polyana Gonzaga
Polyana Gonzaga


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:


Nesta sexta-feira (25), no Vaticano, os padres sinodais, os peritos e os outros participantes voltam a se reunir na sala Sinodal para mais uma Congregação Geral, ou seja, eles saem dos grupos separados de trabalho e se encontram com o Papa Francisco para fazer uma atualização desses trabalhos.

A expectativa é pela votação da aprovação do documento final que, após passar por esse processo, será entregue então nas mãos do Papa Francisco.

Em seguida, o documento é entregue ao Papa para um estudo por tempo indeterminado, pois, a partir deste documento, será criada uma exortação pós-sinodal apresentando à Igreja Católica do mundo todas as decisões e possíveis mudanças vindas do Sínodo.

Quais são essas mudanças?

- Um rito litúrgico próprio para a Região Amazônica, ou seja, uma igreja com o rosto com a cultura da Amazônia;

- A possibilidade da ordenação sacerdotal de homens idosos casados com vida cristã comprovada, isso é muito importante, não é qualquer homem que poderia ser ordenado sacerdote;

- Funções ministeriais como diaconia para as mulheres, em que o papel da mulher está sendo bastante discutido.

Essas são possibilidades e quem vai responder e confirmar tudo isso é o Papa Francisco, na exortação pós-sinodal.


Indígena da etnia Xucuru fala de sua realidade durante Sínodo

A.Ecclesia
A.Ecclesia


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:


Uma das questões que estão sendo debatidas no Sínodo é a realidade dos povos indígenas. Dona Zenilda Xucuru da cidade de Pesqueira, no estado de Pernambuco, está participando das atividades complementares do Sínodo para Amazônia.

Em Pesqueira (PE), com cerca de 12 mil indígenas, Zenilda afirma que querem tirar seus direitos garantidos na Constituição Federal.

“A terra, para nós, é nossa mãe. É de onde tiramos todos os nossos alimentos, não só para os povos indígenas, mas também para alimentar outras pessoas e como nós vendemos as nossas mercadorias na cidade, estamos preocupados com essas ameaças sobre o nossos direitos”, afirma.

Após mais de 50 anos, participantes do Sínodo para a Amazônia renovam pacto das catacumbas


Diego Rosa
Diego Rosa


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:



Um momento histórico para a Igreja, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, especialmente para os bispos latino-americanos, o pacto das Catacumbas foi realizado pela primeira vez durante o Concílio Vaticano II em 1965, idealizado na época por Dom Hélder Câmara, acaba de ser renovado.

A novidade desta vez é que não foram somente os padres sinodais a assinar o documento, mas todos os participantes: sacerdotes, religiosos e leigos assinaram o pacto, reafirmando sua adesão ao pacto em prol da Casa Comum. Entre eles, inclusive, havia representantes da Igreja Anglicana e da Assembleia de Deus.

O Cardeal Dom Cláudio Hummes, relator do Sinodo para Amazônia, presidiu a missa nas Catacumbas de Domitila e falou com exclusividade para a Rede Aparecida de Rádio.

“É um pacto de fato para Amazônia, mas é um pacto também para nós todos, em qualquer lugar e para a Igreja como um todo. Claro, em todo o mundo esse pacto pela Casa Comum serve. Eu creio que seja, em primeiro lugar, uma memória daquele que foi o Concílio e todo aquele grande momento da Igreja, que se reformou com esse Concílio e, sobretudo, teve em vista também a questão dos povos, que começou a ser muito presente na mente na consciência da Igreja, sobretudo na América Latina.”


Dom Mário Antônio fala sobre preparação do documento sinodal




Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

O jornalismo da Rádio Aparecida continua acompanhando o Sínodo para Amazônia e entrevistou Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e segundo vice-presidente da CNBB. Ele faz parte da comissão responsável pela redação do projeto do documento que sairá do Sínodo, que se tornará a exortação pós-sinodal feita pelo Papa Francisco.

Ele afirma que as expectativas a respeito da Amazônia são muito positivas. “Estamos contemplando tudo aquilo que está vindo do processo de escuta. Claro que não é nem garantia e nem obrigação de aprovação final, mas nós estamos confiantes de que o Espírito Santo move os nossos corações e os nossos entendimentos, para que levemos não apenas as respostas, mas também propostas e conclusões que possam beneficiar a igreja na Amazônia, na busca de novos caminhos para evangelização e para uma Ecologia integral".

Dom Walmor fala de seu encontro com o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão

Ivan Simas
Ivan Simas


Ouça o
podcast ou, se preferir, leia a matéria:


Em Roma, a programação de terça-feira começou com a catequese do Papa Francisco na Praça São Pedro, que estava repleta de peregrinos de várias partes do mundo. Como de costume, o Santo Padre fez a saudação em várias línguas. Inclusive quando ele saudou os brasileiros, a festa foi grande.

Na programação do Sínodo para Amazônia, quem conduziu as reflexões pela manhã foi Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte. Ele se encontrou depois com o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, que ainda estava em Roma por conta da canonização de Irmã Dulce.

“Meu encontro com o vice-presidente Hamilton Mourão foi muito oportuno e muito fraterno. A oportunidade de agradecer também vem do compartilhamento da importância do caminho que estamos fazendo no Sínodo para Amazônia. Estamos buscando, como Igreja, ser uma presença, em primeiro lugar, para cumprir a nossa tarefa, que é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e, no horizonte da ecologia integral, contribuirmos para esse caminho educativo, indispensável e urgente, a fim de que nós possamos cuidar melhor da Casa Comum, à luz dos valores do Evangelho, contou à jornalista Ana Néri.

Dom Cláudio Hummes faz balanço de duas semanas de Sínodo




Ouça o
podcast ou, se preferir, leia a matéria:

Leia MaisTV Aparecida intensifica cobertura do Sínodo dos Bispos, em Roma “O Sínodo traz a esperança do mundo ouvir nosso clamor”, diz indígenaSínodo da Amazônia começa com apelo para os que carregam "cruzes pesadas"Papa consagra Sínodo para a Amazônia a São Francisco de Assis


O Sínodo para Amazônia entrou ontem em sua segunda semana e os trabalhos vão se intensificando ainda mais. A programação das discussões sobre as questões relacionadas à Amazônia é bem extensa. Na Assembleia estão reunidos bispos, religiosos, estudiosos e também especialistas nas questões ambientais e sociais da região Amazônica. 

Eles focaram, na segunda-feira (14), sobre como fortalecer o diálogo quanto aos desafios enfrentados pelos povos da floresta e, segundo Dom Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan Amazônica e relator do Sínodo, o balanço até agora é positivo. Ele destacou, inclusive, a transparência e a comunhão entre os participantes.

“As pessoas estão sendo muito sinceras, transparentes e corajosas em dizer o que pensam sobre os vários assuntos. E é muito importante isso. O Papa também gosta que seja assim, porque um processo sinodal significa caminhar juntos”, afirma.

Quanto às críticas em relação a algumas questões polêmicas discutidas no Sínodo, dom Cláudio falou sobre a importância de não perder a coragem e ignorar os insultos contra a Igreja e também contra o Papa Francisco.

Acompanhe durante a programação da Rádio Aparecida, as inserções sobre o Sínodo da Amazônia, que vai até dia 27.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...