Por Ivana Magda Em Notícias

Combinações perfeitas de alimentos que fazem muito bem à saúde

dicas_da_ivana_31_10

Brócolis e tomates comidos separadamente são saudáveis, mas quando ingeridos juntos, a capacidade de combater o câncer pode aumentar. Isso se chama sinergia alimentar, e o benefício é grande, capaz talvez de prevenir doenças crônicas importantes como o câncer, cardiopatias e acidente vascular cerebral.

 

Se você não resistiu à tentação de comer fast-food, o vinho tinto pode desfazer parte dos danos. Os polifenóis do vinho tinto podem reduzir a circulação do oxicolesterol depois da absorção. Essa forma perigosa de colesterol oxidado se encontra em alimentos fritos e industrializados. O oxicolesterol pode provocar aterosclerose e também tem efeito carcinogênico. Segundo um estudo, amostras de sangue de quem tomou vinho para acompanhar um cheeseburger duplo, parecia deter o oxicolesterol no meio do caminho.

 

As refeições ricas em gordura e carboidratos podem bagunçar o organismo, provocando inflamações e gerando um aumento de SOCS3 – proteína que contribui para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O suco de laranja neutraliza esse efeito, segundo um estudo. Depois de obter amostras de sangue de um grupo que tomou suco de laranja com um desjejum de 900 calorias, não foi encontrado aumento significativo da SOCS3, nem de radicais livres inflamatórios.

 

Diversos alimentos também podem ter efeito negativo sobre o funcionamento dos remédios. Alguns antibióticos não são bem absorvidos quando tomados com um copo de leite ou com laticínios. O leite também prejudica a absorção de suplementos de ferro. Refeições ricas em gordura podem retardar bastante o ritmo de esvaziamento do estômago e a absorção de alguns medicamentos. Alguns remédios (como o antifúngico griseofulvina, tomado por via oral no tratamento de micoses) funcionam melhor quando ingeridos com uma refeição gordurosa, porque passam mais tempo no estômago e podem ser decompostos.

 

Alguns petiscos saudáveis, como as minicenouras, precisam ser comidos com alguma fonte de gordura para absorver o betacaroteno. Quando se comem saladas com molhos gordurosos, há uma absorção muito maior dos carotenoides que combatem o câncer e protegem o coração do que quando se usam molhos sem gordura. Quem prefere a salada sem molho pode acrescentar um pouco de abacate, castanhas ou queijo. Ou misturar rúcula, tomate e cogumelo com queijo numa pizza.

 

O humilde prato de arroz com feijão é uma combinação poderosa. Para sintetizar proteínas, o organismo precisa de todos os aminoácidos disponíveis ao mesmo tempo. Os que faltam no arroz estão no feijão – e vice-versa. Cozidos em fogo baixo com cebola, pimenta-malagueta, alho e massa de tomate, ainda oferecem antioxidantes como bônus. O sanduíche de manteiga de amendoim com pão integral é outra combinação que fornece os aminoácidos essenciais.

 

Depois dos exercícios, delicie-se com um café com leite e uma torrada de pão com passas. Junto dos carboidratos, a cafeína ajuda os músculos a se recuperarem mais depressa de exercícios. Essa combinação de cafeína com carboidrato pode armazenar para o dia seguinte até 66% mais glicogênio, a principal fonte de combustível dos músculos.

Fonte: Revista Seleções

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivana Magda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.