Por Andresa Custódio Em Notícias

Como fazer bem a barba

 

 

Não tenha pressa quando for aparar os pelos faciais. Antes, eles devem ser amolecidos. O momento ideal para fazer a barba é durante ou logo após o banho. Outra opção é fazer compressas com toalha quente por 30 segundos, porque a água quente, o vapor e o calor abrem os poros e os pelos ficam mais macios. Quanto mais macios eles estiverem, melhor será o deslizamento da lâmina, o que evita irritações e inflamações.

 

O próximo passo é a aplicação de um cosmético para que o aparelho de barbear possa deslizar pela penugem. O uso de sabonetes nessa etapa não é aconselhável, já que eles podem causar irritação, ardência ou ressecamento. Recomenda-se que indivíduos de pele seca utilizem cremes do tipo mousse, enquanto que os de pele oleosa optem por espumas em gel. Outro produto que ajuda no processo é o condicionador para cabelo, que deve ser aplicado durante o banho. Para evitar o acúmulo de bactérias nas lâminas, elas precisam ser trocadas após, no máximo, cinco usos. Portadores de acne devem aparar as regiões afetadas por último e descartar a lâmina em seguida.

 

A ordem ideal para barbear-se é a seguinte: começar pela costeleta, depois seguir para a bochecha, a região maxilar, a boca e, por último, o queixo, pois é o local onde os pelos mais demoram para amolecer. Passar as lâminas no sentido contrário ao do crescimento do pelo, acaba empurrando-o para embaixo da pele antes de ser cortado. Isso deve ser evitado, uma vez que pode provocar foliculite.

 

No final aplique uma toalha quente ou use a água quente do banho para retirar o que restou do creme ou gel. Na sequência, enxague o rosto com bastante água fria para fechar os poros e aplique um produto pós-barba. Evite cosméticos à base de álcool, pois estes ressecam e irritam a pele.

 

Fonte: Revista Viva Saúde 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.