Por Andresa Custódio Em Notícias

Como preservar e limpar sapatos

 

Se possível, use um par de sapatos diferente a cada dois dias. Ao tirar um sapato, deixe fora da sapateira por pelo menos 12 horas para que ele areje. Seque os sapatos molhados longe de fonte de calor. Encha-os com jornal ou revistas enroladas para preservar sua forma e absorver a umidade.

Para remover manchas de sal, faça uma mistura de porções iguais de água e vinagre, aplique com um algodão e esfregue o local.

Proteja sapatos novos com um spray à prova d’água e repita as aplicações, regularmente, antes de sair com o tempo ruim.

Nos sapatos feitos de tecido pode-se usar uma escova de cabelo de neném. Ela deve ser passada, um pouco úmida, e logo em seguida, passa-se o secador. Uma dica é utilizar duas gotinhas de vinagre na água onde será molhada a escova, o que ajudará a evitar a formação de manchas nesse tipo de calçado.

Sapatos de solado de cordas devem ser molhados o mínimo possível. Pode-se usar um pano úmido com sabão neutro e ir esfregando aos poucos. Pode-se também usar um secador para não deixar nenhuma parte do sapato molhada. Após o procedimento, é interessante passar um desodorizante no calçado.

Couro 

Limpe a terra solta com uma escova firme. Aplique graxa para sapatos com um pano de algodão limpo ou com uma escova macia. Deixe secar por 10 minutos e lustre com uma escova ou pano limpo. Retire os cadarços antes de limpar o calçado. Se estiverem sujos, lave-os.

 

Couro envernizado

Usando um pano limpo, lustre com pasta específica para esse tipo de material, óleo mineral ou vaselina. Remova riscos com uma borracha de lápis limpa.

 

Camurça

Use uma escova de plástico ou de metal fino para limpar e escovar a penugem. Polvilhe nas manchas de óleo, talco para bebê e escove.

 

Lona

Aplique um spray próprio para remoção de manchas e esfregue à mão com detergente. Ou lave os calçados na máquina com toalhas para evitar que fiquem batendo.

Fonte: Dicas de Mulher - Mulher.com.br

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.