Por Andresa Custódio Em Notícias

Cuidados com os pés: mito ou verdade?

Bolhas devem ser estouradas. Mito! É preciso permitir que elas estourem sozinhas. Forçar o estouro das bolhas pode causar inflamação no pé.

Calos são causados pelo atrito com os sapatos. Verdade! Eles se formam por causa da pressão ou do atrito numa área dos pés e para se proteger, a pele se acumula na região pressionada. Calos não tratados podem atingir maior profundidade, alcançando nervos e causando dores.

Lixar os pés com lixas comuns engrossa a pele. Verdade! Ao lixar as solas, o corpo rapidamente forma uma pele mais espessa no lugar daquela que foi retirada. Em vez de lixar os pés, o ideal é esfoliá-los.

Hidratar os pés regularmente previne calosidades. Verdade! Hidratá-los com produtos específicos ajuda na prevenção de calosidades e de outros problemas. Além disso, a cada dois ou três meses, a especialista recomenda o uso de meias esfoliantes e de caneta contra calosidades.

Sapatos de bico fino provocam joanetes. Mito! O joanete é uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. É hereditário e tende a aparecer mais nas mulheres. O uso de sapatos apertados comprime os dedos e pode piorar a situação, mas não ocasiona o problema.

O formato da unha facilita o encravamento. Verdade! As unhas dos pés devem ser lixadas em formato quadrado, pois se forem lixadas redondas, podem facilitar o encravamento.  

Foto: Revista Máxima

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.