Por Ivana Magda Em Notícias

Dicas para não prejudicar sua coluna no dia a dia

dicas_da_ivana_28_10

Cozinhar e lavar louças

Apoie um dos pés sobre um banquinho ou um balde pequeno. Isso vai fazer com que a sua coluna se mantenha ereta. Contraia os músculos da barriga.

 

Afastar móveis

Sempre que for levantar algum móvel muito pesado, peça ajuda. Juntos, flexionem os joelhos e mantenham os pés afastados. Só assim vocês podem levantar o objeto. Jamais mantenha as pernas retas e envergue a coluna. E contraiam a barriga.

 

Roupas no varal

Nunca se estique demais para alcançar o varal, porque isso faz muito mal para a coluna. O melhor é deixá-lo sempre numa altura acessível, em que você consiga estender as roupas sem levantar muito os braços.

 

Dormir

Procure não dormir de bruços. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro na cabeça e outro entre os joelhos. Desta maneira, a coluna ficará ereta.

 

Calçar sapato

Sempre que for colocar seu calçado, sente-se numa cadeira, cruze uma perna sobre a outra e vista o sapato. Procure não envergar a coluna.

 

No computador

Mantenha as costas no encosto e os cotovelos acomodados nos braços da cadeira. Quanto ao monitor, posicione-o sempre um pouco abaixo da linha natural de visão. Isso vai fazer com que a sua nuca não seja sobrecarregada.

 

Arrumar gavetas

Sente-se em um banquinho com a coluna alinhada. Para alcançar algo, concentre-se no movimento da musculatura abdominal em vez de se curvar – o que sobrecarrega a lombar.

 

Varrer o chão

Use uma vassoura cujo cabo seja proporcional à sua altura, assim você não terá de se inclinar para frente. Deixe os pés afastados e as costas o mais reto possível. Faça os movimentos de varrida com o corpo inteiro, em vez de só usar os braços ou rotacionar o tronco. Para limpar embaixo de móveis, agache sentando-se sobre os pés e contraia o abdômen, levando a vassoura para frente e para trás sem se debruçar.

 

Escovar os dentes

Deixe uma mão sobre a pia e o pé, do mesmo lado do corpo, sobre um pequeno banco ou um balde. Incline-se levemente para frente, focando o movimento no quadril, além da coluna. Contraia o abdômen.

 

Amamentando

Visando ao conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê.

 

Fonte: revista Época

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivana Magda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.