A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou ontem à noite que a operação no Complexo do Alemão deixou ao menos 18 mortos, entre eles uma mulher e um policial militar. A corporação diz que 16 dos mortos são suspeitos de crimes, mas a identidade deles não foi divulgada para checagem da informação de forma independente.
A PM afirma que o número total de mortos na chacina ainda pode ser atualizado. Durante toda a tarde, moradores do conjunto de favelas da zona norte carioca levaram corpos e pessoas feridas a unidades de saúde da região. Moradores relataram "cenário guerra".
A operação apreendeu apenas sete armas — quatro fuzis, uma metralhadora 50 e duas pistolas e prendeu cinco pessoas. Um suspeito procurado no Pará está entre os detidos. Segundo as polícias, o alvo da operação eram criminosos do Comando Vermelho, que domina o Complexo do Alemão.
A ação policial que teve início na madrugada de ontem e durou 12 horas, foi feita com equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar e da Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da Polícia Civil.
Letalidade no estado
Ainda repercutindo o assunto, a letalidade das forças de segurança do estado em comunidades do Rio de Janeiro vem crescendo. Somente nos últimos 14 meses, a capital fluminense registrou três das quatro operações mais letais de toda a história. Nesse período, foram 71 mortos em apenas três ações na cidade do Rio.
A mais letal entre todas as ações envolvendo agentes públicos aconteceu no Jacarezinho, na Zona Norte, em maio de 2021, quando 28 pessoas morreram. Um ano depois, em maio de 2022, 25 pessoas foram mortas durante uma operação policial na Vila Cruzeiro, também na Zona Norte.
Confira essa e outras notícias do Notícias em 30, no vídeo abaixo:
Rádio Aparecida inicia série de entrevistas especiais sobre a Consciência Negra
A data é relembrada anualmente sendo instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011
Você sabia? Sua alimentação pode melhorar a dermatite
A alimentação é fundamental no controle da doença, já que alguns alimentos podem causar ou piorar os sintomas.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Maracujá com Frutas
Novas receitas e sabores para um Natal surpreendente e mais feliz!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.