Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 28 AGO 2018 - 15H06

Entenda os impactos negativos e positivos com a alta do dólar


Leia MaisComo a alta ou queda do dólar pode afetar a vida das pessoas?Economista alerta para alta do dólar e desvalorização do realAlta do dólar encarece produtos no BrasilCom a alta do dólar a produção local pode ganhar com exportaçãoChegou a R$ 4 o preço do dólar nesta semana, o maior valor desde 2016. Para os brasileiros, o clima é de incerteza. Grande parte das interferências vem do ambiente internacional que segue instável, o que reflete na alta do valor da moeda norte-americana.

Claudia Ramenzoni Izzo, especialista em mercado de capitais, analisa esse cenário financeiro:

Impactos negativos

A alta do dólar faz o brasileiro perder o poder de compra. “Vão ser necessários mais reais para a compra do dólar”, afirma Claudia. O impacto chega de duas formas: nos produtos importados e nos produtos que possuem itens importados. Essa alta é repassada para o consumidor final. “Como exemplo, temos o trigo, que é uma commodity indexada em dólar. Ou seja, seu preço é determinado pela oferta e procura internacional. Logo, os preços de pães, massas e bolos vão ser impactados”, conclui.

Impactos positivos

Alguns setores da economia têm impactos positivos com a alta da moeda. “Quem possui aplicações em dólar, seja em espécie, seja em fundos cambiais ou contratos futuros tem vantagens”, conta Claudia. O turismo nacional e empresas que vendem artigos nacionais sem matérias-primas importadas são beneficiadas também. “A balança comercial é impactada positivamente também, mas em geral, como economia global, a médio e longo prazo é negativo para nós brasileiros”, relembra.

Ouça qual é a melhor postura, segundo a especialista, que o brasileiro deve ter neste momento de instabilidade:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.