Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2020 - 14H38

Fechamento do comércio em todo país por pandemia divide opiniões

Impacto negativo da pandemia pode chegar a mais R$ 100 bilhões

shutterstock
shutterstock


Ouça a entrevista ou, se preferir, leia a matéria:

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou uma nota oficial, defendendo o fechamento total de todo e qualquer tipo de comércio em território brasileiro, com exceção dos serviços básicos, como supermercados e farmácias, que devem funcionar com regras de utilização para evitar aglomerações.

Estima-se que o setor do comércio e serviços seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses, em função do agravamento da pandemia do coronavírus.

José César da Costa, presidente da CNDL ,responde às dúvidas:

- Grande parte do comércio é formada por pequenos lojistas. Quais as alternativas a CNDL tem buscado junto ao governo para que os trabalhadores deste setor não sejam prejudicados?

– Em relação aos consumidores, agora com o fechamento de grande parte do comércio, como eles pode efetuar os pagamentos de suas contas? Isso pode aumentar o número de inadimplentes que já é bem grande no país?


Bolsonaro telefona para presidente chinês e afirma que laços de amizade foram reforçados

Marcelo Chello/Shutterstock
Marcelo Chello/Shutterstock


Ouça a entrevista ou, se preferir, leia a matéria:

Após uma primeira tentativa de diálogo recusada, o presidente Jair Bolsonaro ligou novamente para o presidente chinêsAtravés das redes sociais, o líder brasileiro postou uma foto do momento da videoconferência, dizendo que reafirmou os laços de amizade com o país ocidental.

O contato acontece uma semana após a crise diplomática causada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, acusando a China de ter escondido informações sobre o início da pandemia do coronavírus.

Paulo Silvino, doutor em Sociologia, avalia como tardia a ação do presidente frente à pandemia do coronavírus e destaca também a atuação de alguns estados do país que tomaram frente em contatos e parcerias com o governo chinês.


Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021



Ouça a entrevista ou, se preferir, leia a matéria:

Após diversas solicitações e até mesmo revolta de atletas pela demora de um posicionamento do Comitê Olímpico Internacional sobre a realização dos jogos olímpicos de Tóquio, em meio à pandemia de coronavírus, o governo japonês e a entidade entraram em acordo para adiar as Olimpíadas e a Paraolimpíadas. A cerimônia de abertura estava marcada para o dia 24 de julho. E do evento paraolímpico, 25 de agosto.

A nova data ainda não foi definida, mas o anúncio feito através de uma videoconferência entre autoridades japonesas e membros do comitê sugere que aconteça apenas no ano que vem.

Luiz Francisco Camilo Júnior, mais conhecido como “Chicão”, judoca brasileiro, mestrando em Ciências da Motricidade da Unesp em Rio Claro, diz que medida é correta e preserva a saúde de todos participantes.

O próximo passo agora, segundo o judoca brasileiro é aguardar o posicionamento dos comitês olímpicos locais, sobre como eles irão organizar as competições para que os atletas não sejam prejudicados.

Expectativa dos jogos

Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. O Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até cinco milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.


Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.