Puxado pelas vendas de alimentos e vestuário, o varejo surpreendeu ao registrar alta significativa em abril. Mas o avanço foi muito favorecido por condições transitórias, como a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS e o feriado de Páscoa, sinais de que o fôlego do consumidor ainda é curto e muito dependente de outro fator: o emprego.
Em abril, a alta do comércio varejista foi de 1% sobre março - a primeira após dois meses seguidos de queda. Sobre igual período de 2016, a alta foi de 2%, interrompendo 24 meses de taxas negativas, segundo o IBGE.
Um dos pontos que chamaram a atenção é que a alta em abril não foi disseminada por todos os setores do comércio. A surpresa positiva foi puxada pelo setor de supermercados que, respondeu por quase metade (0,4 ponto percentual) da expansão registrada em abril sobre março
:: Confira mais notícias
O número de roubo bateu o recorde histórico em abril no Rio de Janeiro – 12.089 casos registrados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) – e atingiu em cheio as áreas turísticas da cidade, em especial Copacabana. O bairro viu um crescimento de 213% nos registros de roubo em dois anos.
Desde 2012, o número de roubos está aumentando no Rio. E nos últimos dois anos tem crescido mais nas áreas turísticas do que na média da cidade.
O maior aumento de registros ocorreu na área de cobertura da 12ª DP (Copacabana), onde os roubos passaram de 165 para 516, na comparação entre os quatro primeiros meses de 2015 e de 2017. Para o delegado Gabriel Ferrando, responsável pela área, explica que não se pode levar em consideração os números sem analisar outros dados sobre o bairro.
As maiores incidências, segundo ele, são os chamados crimes domésticos, de rua: roubos de pedestre, em coletivos, de celular e de veículo. Que são crimes de oportunidade, ou seja, rápidos, pontuais e mais complicados de se combater.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.