Por Danielle Santos Em Notícias

Menos Sódio: Aprenda a fazer o sal de ervas

MENOS SÓDIO: APRENDA A FAZER O SAL DE ERVAS

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa pode consumir até 2g de sódio por dia, o que equivale a 5g de sal, se for considerado que cerca de 40% do sal é composto de sódio. Além de dar sabor, o sódio aumenta o prazo de validade dos alimentos.

Os alimentos ricos em sódio são: enlatados, alimentos industrializados, como caldos de carne e salgadinhos de pacote, refrigerantes, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto), queijos amarelos, macarrão instantâneo, alimentos congelados, queijos, azeitonas, entre outros.

Para solucionar o problema do excesso, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, e o Ministério da Saúde assinaram termos, para a redução de sódio nos alimentos, a estimativa é de que, até 2020, sejam retirados mais de 20 mil toneladas de sal do mercado.

Uma dieta rica em sódio pode trazer sérias consequências para a saúde, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral conhecido como AVC e até o comprometimento da função renal. Mas, cuidado. A partir do momento em que se reduz a quantidade de sódio dos alimentos, há a inclusão de cloreto de potássio. O consumo excessivo do cloreto de potássio, conhecido como “sal light” poderá ser prejudicial para a saúde, principalmente em paciente portadores de doenças cardíacas e renais. Uma dica para substituir o sódio na alimentação sem prejudicar o sabor das preparações é substituir o sal de cozinha (cloreto de sódio) pelo sal de ervas. Desta forma é possível reduzir em até 75% o consumo de sódio adicionado às preparações”.

Veja como preparar:

Você vai precisar de 100g de sal de cozinha (cloreto de sódio), 100g de salsinha desidratada moída, 100g de manjericão desidratado moído e 100g de orégano desidratado e moído. Misture todos os ingredientes e assim, você terá 400g de sal de ervas.

Fonte: Universo Jatobá

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.