Por Andresa Custódio Em Notícias

Mitos e Verdades segundo o Dr. Bactéria

 

É melhor secar as mãos com toalhas de pano. MITO: o ideal é usar papel tolha (descartável). 

Só é necessário lavar as mãos após usar o banheiro. MITO: o correto é lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro. Antes, para não contaminar as partes íntimas. Também é recomendado lavar as mãos ao chegar em casa, antes de comer, antes de brincar com crianças, depois de espirrar ou tossir, depois de brincar com animais e após usar computadores. 

Sempre dar descarga com a tampa do vaso abaixada. VERDADE: dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta pode espalhar germes pelo ar, que ficarão rodando por duas horas, contaminando materiais que estiverem sobre a pia.

Devemos trocar as escovas de dentes das crianças mensalmente. VERDADE: Adultos podem trocar a cada três meses. Para higienizar a escova, lave, bata para tirar o excesso de água, borrife uma solução de enxaguatório bucal. Mas lave com água mais uma vez antes do próximo uso.

Devemos lavar frutas e hortaliças quando estão em temperatura ambiente. MITO: se estiverem em temperatura ambiente, frutas e hortaliças absorvem a água da lavagem, que pode carregar germes e agrotóxicos para dentro delas. Ao lavar as frutas e hortaliças apenas quando estiverem resfriadas, esse processo não ocorre.

Frutas devem ir direto para a geladeira. VERDADE: ao chegar em casa, coloque as frutas (com exceção das bananas) na geladeira. Lave-as ainda geladas em água potável corrente uma a uma. As que são consumidas com casca devem ficar por dez minutos em solução de uma colher de água sanitária em 1 litro de água.

Nunca se deve guardar alimentos quentes na geladeira. MITO: devemos colocar os alimentos ainda quentes na geladeira, em recipiente abertos. Deixe esfriar um pouco. Isso vale inclusive para as sobras de uma refeição. Tampar após duas horas.

Não se deve lavar carne. VERDADE: ao lavar, aumenta-se a quantidade de água na carne, o que facilita a propagação e a penetração dos germes. A lavagem também pode levar à perda de nutrientes.

Tábuas de plástico são melhores para cortar alimentos. VERDADE: para evitar contaminação cruzada, as tábuas plásticas são melhores. Mas elas devem ser descartadas assim que começarem a apresentar grande quantidade de riscos ou manchas.

Devemos trocar as esponjas da cozinha todo mês. MITO: a esponja é o principal polo de contaminação de uma cozinha. Deve ser limpa e desinfetada diariamente; ainda assim, sua vida útil não deve passar de sete dias.

Não secar louças com pano de prato. VERDADE: louças limpas devem ser secas na máquina de lavar, no escorredor, ou enxutas com panos descartáveis. O pano de prato úmido pode contaminar as louças recém-lavadas com germes escondidos no tecido.

Fonte: Portal UOL

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.