Notícias

Mudanças no ENEM 2020 impactam diretamente Fies e Prouni

Escrito por Rádio Aparecida

15 JAN 2021 - 14H36 (Atualizada em 15 JAN 2021 - 15H50)

Gabriel_Ramos/Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:


Estudantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 17 e 24 deste mês, não poderão se inscrever na primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O motivo diz respeito às matrículas nestes programas que acontecem antes do fim do exame, e com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março.

Para Ilka Serra, coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, o adiamento impacta diretamente os alunos que desejam se inscrever nos programas.

Pedidos de adiamento do exame

Nesta semana, a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas do Enem 2020. Com isso, elas permanecem para 17 e 24 de janeiro.

Segundo a decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifiquem medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

A especialista avalia que, apesar dos riscos por conta da pandemia, o adiamento pode causar transtornos ainda maiores para os próprios alunos. “É momento agora de os estados estarem comprometidos com a segurança sanitária já pensada para a aplicação das provas para que sejam minimizados os danos causados pelo próprio adiamento”, afirma ela.


Aumento no número de casos de COVID volta a preocupar empregadores



Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:



Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar e, em muitas regiões, o ritmo de contágio está muito mais acelerado do que na primeira vez. O número de mortes também vem crescendo e preocupando a população.

Diante disso, muitas empresas começam a adotar novas medidas para prevenir uma “contaminação em massa” de seus colaboradores.

Dr. Cláudio Dedeca, economista especialista em trabalho, fala desse momento crítico:

- Seria o momento de, talvez, o governo reeditar a medida de redução de jornada e salários?

- O Home office é uma opção que deve crescer ainda mais? Os empresários consideram uma medida viável?

- Atualmente, quais medidas previstas em lei podem ser adotadas pelas empresas neste momento para evitar contágio entre os colaboradores?

🔊 Compartilhe as reportagens do N30 com seus amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...