Notícias

Operadoras devem dar explicações após 103 milhões de celulares terem dados vazados

Escrito por Rádio Aparecida

18 FEV 2021 - 09H56 (Atualizada em 18 FEV 2021 - 13H40)

Shutterstock

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias. O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas.

De acordo com especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada "deepweb" — uma camada mais profunda da internet.

Procuradas pela TV Globo, as operadoras responderam que adotam controles rígidos no acesso às informações dos clientes, que não identificaram ocorrência de vazamento de dados e que estão colaborando com as autoridades.

Já a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informou na semana passada que está apurando o vazamento dos dados.

Em janeiro, foi identificado um outro megavazamento de dados na internet, de 223 milhões de números de CPF colocados à venda por criminosos — o número de dados vazados é maior do que a população do país (estimada em 212 milhões) porque inclui dados de pessoas que já morreram.


Ouça o jornal completo na íntegra ou os destaques que te interessar nos minutos a seguir:

1:45: Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares

3:46: Cancelamento do Carnaval impacta negativamente diversos setores ligados ao turismo em todo Brasil

8:20: Pela quinta noite seguida neste carnaval, o Rio de Janeiro teve festas clandestinas e aglomeração de pessoas sem máscara

10:28: Novo programa do governo federal encarece compra da Casa própria para aqueles que ganham mais de dois salários mínimos

13:47: STF aceitou pedido da PGR para que a PF realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde pública de Manaus

16:00: Falta de vacinas e possível paralização da campanha preocupa autoridades de saúde

20:20: Comentarista do dia: Dr. Melilo Dinis

22:50: Governo de São Paulo inicia aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19

26:31: Chapecó, em Santa Catarina, sofre com aumento de casos de Covid-19

Acompanhe o jornal do dia 15/02 também:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...