Por Danielle Santos Em Notícias

Os perigos das microesferas em esfoliantes

Os perigos das microesferas em esfoliantes

Quem não abre mão em cuidar da pele deve conhecer os famosos esfoliantes. Mas os que essas pessoas não devem saber é que as microesferas de polietileno – as bolotinhas coloridas chamadas de micro-plásticos – que costumam compor o produto, são altamente poluentes.

Todas as bolinhas quase que invisíveis, depois de utilizadas, vão parar em rios e/ou oceanos, onde os plânctons e pequenos crustáceos acabam se alimentando. O problema é que o micro-plástico absorve facilmente os pesticidas e metais pesados e quando não mata o peixe asfixiado, aqueles que se alimentam dos pequenos seres, essas toxinas acabam indo parar nas mesas de todos nós consumidores.

Aqui vão algumas receitas:

Esfoliante de fubá (rosto)

Misture um pouco de fubá com mel. Antes de aplicar a mistura à pele, passe uma toalha molhada com água morna no rosto. Isso é importante, porque a quentura ajuda a abrir os poros para receber a aplicação. Depois, é só espalhar a mistura no rosto com movimentos leves. Retire com água.

Areia da praia (corpo)

Ela funciona como um esfoliante natural, eliminando as células mortas. Basta esfregá-la nos braços, pernas e onde a pele tende a ser mais grossa, como nos calcanhares. “O sal é rico em sais minerais, que ajudam a ativar e melhorar a circulação”, explica a esteticista Roseli Siqueira.

Tratamento com argila (corpo e rosto)

Ela, entre outras vantagens, limpa, esfolia, tira manchas superficiais, estimula a atividade orgânica da pele e tem efeito calmante. Além disso, é fácil de ser encontrada em lojas de plantas e tem um custo viável.

Para a aplicação, basta adicionar um pouco de água. Depois, é só espalhar no rosto e tem-se uma máscara facial totalmente saudável. Retire com água.

Mas, cuidado! Existe uma argila que é própria para esculpir e esta pode causar irritações na pele porque é composta com substâncias químicas. Na hora da compra, peça a mais natural possível.

Se, após a aplicação da argila, a pele do rosto começar a queimar, lave imediatamente o rosto. Isso pode ser um indício de que a argila continha aditivos químicos.

Esfoliante de açúcar (rosto)

Misture uma colher de sopa de açúcar com uma de mel. Depois, é só passar. Este tipo de esfoliante não é indicado para pessoas com pele sensível ou para peles muito oleosas.

Esfoliante de aveia (rosto)

Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e com movimentos circulares leves. Retire com água.

Esse esfoliante é indicado para peles mais sensíveis, porque a aveia é mais suave e nutre a pele.

Fonte: Universo Jatobá

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.