Por Andresa Custódio Em Notícias

Os segredos para uma boa noite de sono

 

Chá de ervas

O chá de camomila - Pesquisas apontam que ele aumenta o nível de glicina, um relaxante muscular, no corpo.

O chá de valeriana - Costumava ser receitado contra a insônia na Roma antiga. A crença era de que a bebida reduzia o tempo levado para dormir e melhorava a qualidade do sono. A passiflora também demonstrou sua capacidade de melhorá-lo.

Acredita-se que ambas aumentam os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, uma substância que ajuda a regular as células nervosas e diminui a ansiedade.

 

Leite morno

O leite contém melatonina, um hormônio que ajuda a criar o desejo de permanecer dormindo. Se você acrescentar leite morno a seu cereal, vai receber os benefícios desse indutor de sono, pois terá uma mistura de proteínas e carboidratos que os levarão mais rapidamente ao cérebro.

 

Chocolate quente

O chocolate quente é uma bebida reconfortante, mas ele contém cafeína, que é um estimulante, ainda que as quantidades variem dependendo da marca.

 

Água

Se você não consegue dormir bem durante a noite inteira porque acorda com sede ou vontade de ir ao banheiro, beba líquidos o suficiente durante o dia para se manter hidratado durante toda a noite.

 

A última taça

O álcool nos ajuda a continuar dormindo, mas faz com que passemos menos tempo na etapa do sono de movimentos oculares rápidos (MOR), que é a mais satisfatória, e que despertemos durante a noite.

 

Quando você deve comer?

O ideal é jantar quatro horas antes de se deitar e estabelecer um ritual de tomar chá de ervas antes de ir dormir. Acredita-se que comida apimentada provoque indigestão e aumente a temperatura de seu corpo, prejudicando o sono. Uma pesquisa indica que uma queda na temperatura corporal dispara a sensação de que é hora de ir para a cama. No estudo, os participantes que colocaram molhos picantes na comida demoraram mais para adormecer e dormiram menos que o normal.

 

Banhos quentes podem ajudar a dormir, pois a temperatura de seu corpo cai rapidamente depois deles.

 

Fonte: Uol Ciência e Saúde

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.